Arroz da Sorte com Bacalhau Desfiado e Lentilhas para o Ano Novo
Esta receita de arroz da sorte com bacalhau desfiado e lentilhas é uma excelente opção para incluir no cardápio da sua ceia de Ano Novo, todos vão amar, acredite. O prato é delicioso, bem fácil de ser preparado, fica pronto para servir em apenas quarenta e cinco minutos e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até seis porções generosas. Vamos conferir o passo a passo.
Arroz da Sorte com Bacalhau Desfiado.
Ingredientes.
Para a preparação do arroz da sorte com bacalhau desfiado, você irá precisar de:
Preparando o arroz da sorte com bacalhau desfiado.
Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água e leve ao fogo para cozinhar por cinco minutos após levantar fervura.
Segundo passo: A seguir, desligue o fogo, escorra toda a água, deixe esfriar um pouco, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e desfie em lascas pequenas, com o auxílio de um garfo. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque um fio de azeite em uma frigideira e leve ao fogo para esquentar em fogo brando. Em seguida, coloque as amêndoas cortadas em lâminas e deixe refogar por dois minutos ou até que comecem a dourar, sempre mexendo. Reserve.
Quarto passo: Coloque as lentilhas e o sachê de caldo de legumes em uma panela de pressão com um pouco de água e deixe cozinhar por cinco minutos após pegar pressão. Passado o tempo, desligue o fogo, escorra toda a água e reserve.
Quinto passo: Para a montagem, utilize uma travessa ou pirex de tamanho apropriado e coloque o arroz cozido, as lentilhas, as amêndoas refogadas e as lascas de bacalhau. Polvilhe com salsinha picada a gosto e misture tudo muito bem para os ingredientes ficarem bem envolvidos e incorporados. Confira o sal e ajuste, caso ache necessário.
Sexto passo: Prontinho, a sua receita de arroz da sorte com bacalhau desfiado está perfeita. Agora basta regar com azeite de oliva a gosto e levar à mesa para servir.
Procure fazer o dessalgue do bacalhau com a devida antecedência, uma vez que o processo é bastante demorado. Para isso, lave o peixe em água corrente para eliminar o excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Em seguida, acondicione tudo em uma vasilha, jogue água até cobrir e deixe de molho na geladeira de um dia para o outro, fazendo a troca da água de três a quatro vezes nesse período.
Se você preferir, antes da montagem, poderá refogar as lascas de bacalhau em uma frigideira com um fio de azeite por uns cinco minutos ou até dourar levemente.
Confira essa também: Receita de Bacalhau no Forno com Maionese.