A receita de bacalhau à Zé do Pipo resulta em um prato delicioso e muito comum da culinária portuguesa. O prato leva ingredientes como purê de batata, azeitona, cebola, leite e maionese. Tudo fica pronto para servir no tempo aproximado de uma hora e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até seis porções. Então, vamos conferir o passo a passo desta receita clássica e deliciosa.
Bacalhau à Zé do Pipo Para a Páscoa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau à Zé do Pipo para o Domingo de Páscoa, você irá precisar de:
- 1 quilo de lombos de bacalhau;
- 800 gramas de purê de batata;
- 2 cebolas grandes picadinhas;
- 1 litro de leite;
- Azeite de oliva a gosto;
- 2 folhas de louro;
- 200 gramas de maionese;
- Azeitona preta picada a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Salsa picada a gosto (para decorar);
- Sal a gosto.
Preparando o bacalhau à Zé do Pipo de Páscoa.
- Primeiro passo: Para dessalgar o bacalhau, o melhor é fazer isso com antecedência. Para tanto, você deve acondicionar os lombos em uma tigela de tamanho apropriado, cobrir com água e levar à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período de tempo. Passado o tempo, escorra e reserve.
- Segundo passo: Para iniciar a receita, coloque o bacalhau já dessalgado e o leite em uma panela e leve ao fogo para escaldar por cinco minutos após a fervura levantar.
- Terceiro passo: Retire o bacalhau com o auxílio de uma escumadeira, deixe arrefecer um pouco, limpe descartando pele e espinhas, separe em lascas e deixe reservado. Reserve também o leite do cozimento.
- Quarto passo: Em uma panela funda, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada e as folhas de louro por dois minutos ou até que a cebola fique levemente dourada.
- Quinto passo: Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino moída e acrescente uma xícara do leite reservado. Deixe cozinhar por mais cinco minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Sexto passo: Utilize um refratário untado com azeite e forre o fundo com as lascas do bacalhau dessalgado e distribua por cima o refogado de cebola.
- Sétimo passo: A seguir, por cima do refogado de cebola, faça uma camada com a maionese, espalhando bem por toda a superfície.
- Oitavo passo: Por cima da camada de maionese, faça também uma camada com o purê de batata, ajeitando e acomodando no refratário com a ajuda de uma espátula.
- Nono passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por trinta minutos ou até ficar bem gratinado.
- Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau à Zé do Pipo para o Domingo de Páscoa está perfeita. Agora é só retirar do forno, decorar com azeitona preta, salsinha picada e levar à mesa para servir.
Mais receitas de bacalhau.
Bacalhau à Zé do Pipo Para a Páscoa: dicas.
Se você não for nenhum profissional ou não dispor de tempo para o demorado processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem as exigências da receita. O purê de batata também pode ser comprado já pronto, caso você prefira.
Confira essa também: Bacalhoada Especial de Páscoa.