Esta receita de bacalhau às natas de Páscoa é tradicional, deliciosa e muito fácil de ser feita. O tempo total de preparação gira em torno de uma hora e o rendimento é de até seis porções. Vamos conferir o passo a passo.
Bacalhau às natas de Páscoa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau às natas de Páscoa, você irá precisar de:
Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água e leve ao fogo para cozinhar por dez minutos após a fervura levantar. Em seguida, retire o bacalhau, deixe arrefecer um pouco, limpe e deslie em lascas. Deixe a água reservada.
Segundo passo: Coloque as rodelas de batatas em uma panela com um pouquinho de sal e deixe cozinhar por dez minutos ou até que fiquem al dente. Escorra.
Terceiro passo: Em outra panela funda, esquente bem o óleo e frite as batatas até que fiquem levemente douradas.
Quarto passo: Retire as batatas fritas com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrer em um recipiente forrado com papel toalha. Reserve.
Quinto passo: Para o molho, coloque a manteiga em uma panela apropriada e leve ao fogo para derreter. A seguir, junte a farinha de trigo aos poucos e misture bem até formar uma pasta.
Sexto passo: Agora, acrescente um pouco da água do cozimento do bacalhau que está reservada e vá mexendo até adquirir uma consistência cremosa.
Sétimo passo: Acrescente também o leite, o vinho e as natas, sempre mexendo para incorporar bem todos os ingredientes, formando um molho liso e bem consistente.
Oitavo passo: Desligue o fogo, tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Reserve.
Nono passo: Em uma outra panela com azeite, refogue a cebola, o alho e o louro por dois minutos. Em seguida, adicione as lascas de bacalhau e deixe fritar por mais cinco minutos.
Décimo passo: Descarte o louro, junte a metade do molho e mexa para misturar tudo muito bem.
Décimo primeiro passo: Para fazer a montagem, unte um refratário grande com azeite e forre o fundo com uma camada de rodelas de batata.
Décimo segundo passo: Em seguida, faça uma camada com o refogado de bacalhau e finalize despejando por cima o restante do molho com natas.
Décimo terceiro passo: Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por vinte minutos para gratinar.
Décimo quarto passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau às natas de Páscoa está perfeita. Agora é só retirar do forno e servir.
Para dessalgar o bacalhau, acondicione o peixe em um recipiente, jogue água até cobrir e deixe na geladeira por vinte e quatro horas. Troque a água de três a quatro vezes nesse período.
Você também tem a opção de comprar o bacalhau dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende às exigências da receita.
Confira essa também: Receita de Bolinho de Bacalhau Assado no Forno.