Esta receita de bacalhau com natas é simplesmente maravilhosa. O prato é tradicional, saboroso e muito fácil de ser preparado. Tudo fica prontinho para ir à mesa para servir em aproximadamente uma hora e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até seis porções generosas. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau com Natas Original de Portugal.
Ingredientes.
Para a preparação do bacalhau com natas, você irá precisar de:
800 gramas de bacalhau dessalgado;
300 ml de natas;
300 ml de leite;
1 taça de vinho branco seco;
600 gramas de batatas grandes cortadas em rodelas finas;
Primeiro passo: Coloque água em uma panela de tamanho apropriado e leve ao fogo com as batatas em rodelas e uma pitada de sal. Espere cozinhar por cinco minutos até ficar al dente;
Segundo passo: A seguir, escorra a água das batatas e passe pela água corrente para interromper o cozimento.
Terceiro passo: Em outra panela, coloque o óleo para esquentar e frite as batatas até que comecem a mudar de cor (não precisa deixar dourar).
Quarto passo: Ao final da fritura, retire as batatas com o auxílio de uma escumadeira e seque em um recipiente com papel toalha. Deixe reservado.
Quinto passo: Coloque o bacalhau em uma panela, cubra com água e deixar cozinhar por dez minutos após levantar fervura. Após, escorra, espere esfriar um pouco e desfie em lascas médias. Reserve a água.
Sexto passo: Para a preparação do molho de nata, coloque uma panela de tamanho adequado no fogo para derreter a manteiga. Agora, acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo.
Sétimo passo: Aos poucos, acrescente também a água do cozimento do bacalhau que estava reservada. Faça isso até que fique com uma consistência lisa e cremosa.
Oitavo passo: Chegou a hora de adicionar também o leite, o vinho branco e, por último, a nata, sempre mexendo para que os ingredientes fiquem bem incorporados.
Nono passo: Tempere o molho com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto. Deixe reservado.
Décimo passo: Em uma outra panela grande, frite no azeite, a cebola, o alho picado e as folhas de louro. A seguir, junte o bacalhau e deixe refogando por mais cinco minutos.
Décimo primeiro passo: Retire as folhas de louro e despeje a metade do molho de nata, mexendo cuidadosamente para tudo ficar bem misturado.
Décimo segundo passo: Para a montagem, utilize uma forma refratária grande untada com azeite de oliva e faça uma camada no fundo com as batatas.
Décimo terceiro passo: Por cima das batatas, espalhe o bacalhau e por último, despeje o restante do molho de natas.
Décimo quarto passo: Polvilhe tudo com o queijo parmesão ralado e leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC pelo tempo aproximado de vinte minutos ou até ficar bem gratinado.
Décimo quinto passo: Prontinho, a receita está perfeita. Agora é só levar à mesa para servir em seguida.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto, deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária. Para tanto, o melhor é acondicionar o peixe em uma tigela de tamanho apropriado, cobrir com água e levar à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
Contudo, se você não for profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do peixe, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem às exigências da receita.