A receita de bacalhau gratinado com creme de cenoura resulta em um prato saboroso, exótico, com excelente apresentação e muito fácil de ser preparado. Os ingredientes são suficientes para o rendimento de seis porções generosas e tudo fica prontinho para ir à mesa para servir em apenas trinta minutos. Vamos conferir o passo a passo.
Bacalhau Gratinado com Creme de Cenoura.
Ingredientes.
Para a preparação desta maravilhosa receita de bacalhau gratinado ao creme de cenoura, você irá precisar de:
1 litro de leite (pode ser desnatado, para deixar a receita ainda mais saudável);
5 colheres de farinha de trigo;
5 colheres de manteiga (pode ser sem sal, caso prefira);
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.
Preparando o bacalhau gratinado ao creme de cenoura.
Primeiro passo: Em uma panela apropriada, coloque o bacalhau para cozinhar em água pelo tempo de dez minutos. Após, escorra e deixe reservado.
Segundo passo: Em outra panela, coloque a manteiga para derreter, acrescente o alho e a farinha de trigo (mexa para dissolver), e em seguida, acrescente o leite. Deixe ferver, sempre mexendo até formar o creme consistente (bechamel).
Terceiro passo: A seguir, junte a cenoura ralada e deixe o creme ferver mais um pouco até a cenoura ralada ficar bem incorporada ao creme bechamel. Tempere com pimenta-do-reino e sal.
Quarto passo: Utilize uma forma refratária e disponha as postas de bacalhau. Por cima, despeje o creme de cenoura.
Quinto passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC e deixe gratinar por vinte minutos.
Sexto passo: Passado o tempo, retire do forno, polvilhe com salsinha picada, regue com azeite e leve à mesa para servir em seguida.
Lembre-se que o processo para dessalgar o bacalhau é demorado, portanto deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária. Para tanto, disponha o peixe em um recipiente adequado, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
O bacalhau desperta paixões exatamente por sua versatilidade, permitindo combinações deliciosas, tanto tradicionais com batatas, cenouras, pimentões, ovos, camarões, etc., como combinações diferentes, exóticas e pouco convencionais com ingredientes como presunto, paio, pequi, batata doce, polenta, broa de milho, enfim, até onde a imaginação e criatividade do Chef chegar.