Bacalhau para Sexta-Feira da Paixão com Purê de Mandioca
Esta receita de Bacalhau para Sexta-Feira da Paixão é maravilhosa, prática e rápida de ser preparada, sendo uma excelente opção para o almoço em família no feriado. O tempo para ficar tudo pronto gira em torno de cinquenta minutos e serve satisfatoriamente até seis pessoas. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau para Sexta-Feira da Paixão.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de Bacalhau para Sexta-Feira da Paixão, você irá precisar de:
1 quilo de bacalhau em postas demolhado;
150 ml de azeite de oliva;
1 quilo de mandioca (aipim) cozida e amassada no garfo ou passada no espremedor;
200 ml de leite de coco;
1 caixinha de creme de leite;
3 cebolas cortadas em rodelas;
1 pimentão verde cortado em rodela ou fatiado;
1 pimentão vermelho cortado em rodelas ou fatiado;
150 ml de molho de tomate;
100 gramas de azeitonas pretas sem caroço;
220 gramas de requeijão (1 copinho);
150 gramas de queijo parmesão;
½ maço de cebolinha verde para polvilhar por cima.
Preparando a receita de Bacalhau para Sexta-Feira da Paixão.
Primeiro passo: Coloque o bacalhau para ferver em uma panela de tamanho adequado por quinze minutos. Após, escorra.
Segundo passo: Coloque metade do azeite (75 ml) em uma frigideira apropriada e comece a dourar as postas de bacalhau, dos dois lados. Deixe reservadas. As postas de bacalhau podem ser cortadas em pedaços menores para facilitar o manuseio.
Terceiro passo: Em uma vasilha, despeje a mandioca espremida, o leite de coco, metade da caixinha de creme de leite e metade do requeijão. Acrescente sal a gosto e vá misturando até formar um creme homogêneo e consistente (purê). Deixe reservado.
Quarto passo: Agora, leve ao fogo brando a mesma frigideira onde as postas de bacalhau foram douradas. Coloque o restante do azeite e refogue o alho picado, a cebola e os pimentões. Acrescente também o molho de tomate e as azeitonas pretas. Deixe reservado.
Quinto passo: Faça uma mistura do restante do creme de leite e do restante do requeijão e deixe reservado.
Sexto passo: Para a montagem da receita de bacalhau, utilize um refratário de tamanho apropriado untado com azeite de oliva e espalhe no fundo o purê de mandioca.
Sétimo passo: Por cima do purê, distribua as postas de bacalhau e por cima das postas, espalhe o refogado de cebola, pimentões e azeitonas.
Oitavo passo: Agora, cubra com a mistura de requeijão e creme de leite e salpique com a cebolinha verde picada. Finalize a montagem, polvilhando tudo com o queijo parmesão ralado.
Nono passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de vinte minutos ou até gratinar.
Décimo passo: A sua receita finalmente está pronta. Agora é só retirar do forno e levar à mesa para servir quentinho. Uma salada de folhas verdes frescas é um excelente acompanhamento para a iguaria.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto, o ideal é que seja feito com a antecedência necessária, para não atrapalhar os planos daquele almoço perfeito com a família.
Para tirar o sal do bacalhau, comece colocando os pedaços do peixe em uma tigela de tamanho apropriado, jogue água por cima até cobrir, leve à geladeira e deixe lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
O bacalhau é um alimento muito saudável, com grande concentração do ácido graxo ômega 3, rico em proteínas, pobre em calorias e o seu consumo traz diversos benefícios ao organismo, entre eles, o controle dos níveis de colesterol.