A receita de bolinho de bacalhau clássico é uma das versões do petisco português mais simples e fáceis de ser preparada, sendo uma excelente opção para ocasiões especiais ou apenas como acompanhamento em um almoço com a família. Tudo fica pronto para servir no tempo aproximado de uma hora e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até trinta unidades. Vamos conferir o passo a passo.
Bolinho de Bacalhau Clássico.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bolinho de bacalhau clássico, você irá precisar de:
Primeiro passo: Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar por dez minutos após a fervura levantar.
Segundo passo: Passado o tempo, retire o peixe com o auxílio de uma escumadeira, deixe arrefecer por alguns minutos, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e desfie em lascas pequenas. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque a batata para cozinhar na mesma água de cozimento do bacalhau por quinze minutos ou até que fique bem macia. Escorra, espere esfriar um pouco, descasque e amasse com um garfo ou passe no espremedor. Deixe reservada.
Quarto passo: Em um recipiente de tamanho apropriado, coloque a batata amassada, as lascas de bacalhau, a salsinha picada, o ovo, a gema, a cebola ralada e a pimenta dedo-de-moça. Misture bem até formar uma massa homogênea e deixar os ingredientes bem incorporados. Não esqueça de conferir o sal e fazer o ajuste que achar necessário.
Quinto passo: Modele os bolinhos com as mãos ou com o auxílio de duas colheres (passando uma na outra) e acomode-os em uma vasilha adequada.
Sexto passo: Coloque o óleo para esquentar bem em uma panela funda e comece a fritar os bolinhos até que fiquem bem douradinhos. Lembre-se de fritar poucas unidades de cada vez, evitando, dessa forma, que os bolinhos fiquem encharcados.
Sétimo passo: Ao final, retire os bolinhos da panela de óleo com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrer em um recipiente forrado com papel toalha.
Oitavo passo: Prontinho, a sua receita de bolinho de bacalhau clássico está perfeita. Agora é só transferir tudo para uma travessa apropriada e levar à mesa para servir em seguida.
Faça o dessalgue do bacalhau com a devida antecedência, Para tanto, coloque tudo em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, lembrando de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
Contudo, se você não for nenhum profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem as exigências da receita.
Para desfiar o bacalhau bem fininho, coloque o peixe cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.
Fique por dentro.
Para ficar atualizado com nossas receitas, nos acompanhe no site e redes sociais. Os links estão abaixo: