Esta receita de bolinho de bacalhau com alecrim é simplesmente deliciosa, fácil de preparar e, com toda certeza, vai fazer muito sucesso com sua família e amigos. Tudo fica prontinho no tempo aproximado de uma hora e o rendimento é de até trinta bolinhos. Vamos ao passo a passo.
Bolinho de Bacalhau com Alecrim.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bolinho de bacalhau com alecrim, você irá precisar de:
Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água e deixe escaldar por cinco minutos após a fervura levantar.
Segundo passo: Retire o peixe com o auxílio de uma escumadeira, deixe esfriar um pouco, limpe descartando pele e espinhas e desfie em lascas pequenas. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque as batatas na mesma água de cozimento do bacalhau e espere ferver por quinze minutos ou até que fiquem bem macias.
Quarto passo: Passado o tempo, escorra toda a água, deixe arrefecer um pouco, descasque e amasse as batatas ou passe no espremedor.
Quinto passo: Acomode a batata amassada em uma tigela de tamanho apropriado, acrescente o bacalhau desfiado, o ovo, a farinha de trigo, um pouco de cheiro-verde, o alecrim fresco e a cebola.
Sexto passo: Misture tudo muito bem para que os ingredientes fiquem bem incorporados, formando uma massa uniforme e consistente.
Sétimo passo: Modele os bolinhos com as mãos ou com o auxílio de duas colheres, acomodando-os em um recipiente adequado.
Oitavo passo: Coloque o óleo para esquentar bem em uma panela funda e frite os bolinhos até fiquem bem douradinhos. Lembre de fritar poucas unidades de cada vez para evitar que fiquem encharcados de óleo, perdendo a crocância.
Nono passo: Retire os bolinhos com o auxílio de uma escumadeira e deixe secar em um recipiente forrado com papel absorvente. Não economize no papel para que os bolinhos fiquem bem sequinhos.
Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bolinho de bacalhau com alecrim está perfeita. Agora é só transferir para uma travessa apropriada e levar à mesa para servir acompanhado com fatias de limão.
Para dessalgar o bacalhau, comece lavando bem os pedaços em água corrente para tirar todo aquele excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Depois, acondicione tudo em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
Se você preferir que o bacalhau fique desfiado bem fininho, coloque os pedaços do peixe cozido em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.
Confira essa também: Bacalhau à Gomes de Sá Clássico.