Esta versão da receita de bolinho de bacalhau com patê de azeitona preta resulta em um petisco delicioso, além de fácil e prático de ser preparado. Tudo fica prontinho para servir no tempo aproximado de uma hora e o rendimento é de até trinta unidades. Vamos ao passo a passo.
Bolinho de Bacalhau com Patê de Azeitona.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bolinho de bacalhau com patê de azeitona preta, você irá precisar de:
Para o bolinho.
½ quilo de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado;
Preparando o bolinho de bacalhau com patê de azeitona.
Primeiro passo: Para a preparação do patê, coloque no copo do liquidificador as azeitonas, a maionese, os pedaços de ricota, o creme de leite, uma pitada de sal e deixe bater por dois minutos. Em seguida, despeje em um recipiente apropriado e deixe reservado.
Segundo passo: Em uma panela de tamanho apropriado, coloque o azeite para esquentar em fogo brando e refogue a cebola ralada e os dentes de alho picados por três minutos, sempre mexendo.
Terceiro passo: Acrescente agora o bacalhau desfiado e deixe fritar por mais três minutos. Em seguida, desligue o fogo, transfira para um recipiente adequado e deixe arrefecer um pouco.
Quarto passo: Agora, adicione cheiro verde agosto, o ovo e a batata amassada. Tempere com pimenta-do-reino, um pouquinho de sal e misture bem.
Quinto passo: A seguir, coloque a farinha de trigo aos poucos e vá amassando com as mãos até a massa ficar no ponto. Se achar que a massa ainda está muito mole, adicione mais um pouco de farinha de trigo e amasse mais até dar o ponto e a massa começar a soltar das mãos.
Sexto passo: Modele os bolinhos no formato da sua preferência e empane cada um deles, passando na farinha de rosca.
Sétimo passo: Coloque o óleo para esquentar bem em uma panela funda e frite os bolinhos até que fiquem bem douradinhos.
Oitavo passo: Em seguida, retire os bolinhos do óleo com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer em um recipiente forrado com papel absorvente.
Nono passo: Prontinho, a sua receita de bolinho de bacalhau com patê de azeitona está perfeita. Transfira tudo para uma travessa de tamanho apropriado e sirva com o patê de azeitona preta reservado.
Para dessalgar o bacalhau, coloque o peixe em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, lembrando de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
No entanto, se você não for nenhum profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem as exigências da receita.
Para desfiar, coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.
Na hora de fritar os bolinhos, coloque poucas unidades de cada vez na panela, evitando, assim, que fiquem encharcados de óleo.
Confira essa também: Receita de Bacalhau à Senhor Prior.