Esta receita de caldeirada de bacalhau para a Semana Santa é incrível, com sabor acentuado e aroma único. Este prato é fácil de preparar e não leva mais do que uma hora até ficar pronto para servir. A iguaria é uma excelente opção para aquele almoço especial de domingo de Páscoa com a família. Vamos conferir o passo a passo.
Caldeirada de Bacalhau para a Semana Santa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de caldeirada de bacalhau para a Semana Santa, você vai precisar de:
Preparando a caldeirada de bacalhau para a Semana Santa.
Descasque a cebola e corte em rodelas médias. Descasque também os dentes de alho e pique. Reserve.
Corte o pimentão ao meio, remova as sementes e a parte branca e corte em tiras. Reserve.
Lave bem as batatas, descasque e corte em rodelas de espessura média. Reserve.
Lave os tomates e corte-os em rodelas grossas. Corte também os lombos de bacalhau em pedaços menores e reserve.
Para a montagem, utilize uma panela grande e forre o fundo com uma camada fina de azeite. Por cima, distribua as rodelas de cebola e os dentes de alho picados.
Siga fazendo camadas com as tiras de pimentão, as rodelas de tomate e as rodelas de batatas. Regue tudo com azeite.
Agora faça uma camada com os lombos de bacalhau. Dissolva o sachê de tempero de legumes em um litro de água e despeje na panela. Confira o sal e faça os ajustes que achar necessário.
Acrescente coentro picado a gosto, a folha de louro e regue com mais azeite. Tampe a panela e espere cozinhar em fogo brando pelo tempo aproximado de quarenta minutos. Desligue o fogo.
Prontinho, a sua receita de caldeirada de bacalhau para a Semana Santa está perfeita. Agora é só levar à mesa e servir quentinha. Arroz branco é uma excelente sugestão de acompanhamento do prato.
Caldeirada de Bacalhau para a Semana Santa: dicas.
Nunca é demais lembrar que o processo para fazer a dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto, deve ser providenciado com a necessária antecedência para não atrapalhar os planos para aquele almoço especial com a família no Domingo de Páscoa ou em qualquer outra ocasião.
Para isso, comece lavando os lombos em água corrente para eliminar o excesso de sal que vem com o bacalhau seco. Após, acomode tudo em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira por vinte e quatro horas, lembrando de fazer a troca da água de três a quatro vezes nesse tempo.
Você também tem a opção de comprar o bacalhau congelado e dessalgado, que é muito bom, atende todas as exigências da receita e irá facilitar muito a sua vida na hora de preparar a iguaria.
Confira essa também: Receita de Bacalhau de Páscoa Simples.