Esta receita de cuscuz de bacalhau com palmito pupunha in natura é simplesmente deliciosa, nutritiva, fácil e prática de ser preparada e também muito saudável. Tudo fica pronto para servir em aproximadamente quarenta minutos. Vamos conferir os ingredientes e passo a passo.
Cuscuz de Bacalhau com Palmito Pupunha.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de cuscuz de bacalhau com palmito pupunha fresco, você irá precisar de:
1 cebola grande picadinha;
3 dentes de alho amassados;
Azeite de oliva a gosto;
300 gramas de palmito pupunha in natura picadinho;
50 gramas de azeitonas verdes;
50 gramas de azeitonas pretas;
2 sachês de caldo de galinha diluídos em 400 ml de água quente;
800 gramas de bacalhau demolhado e desfiado em lascas;
4 ovos cozidos cortados em rodelas ou picados grosseiramente;
Salsinha picada a gosto.
Preparando o cuscuz de bacalhau com palmito pupunha.
Primeiro passo: Comece separando um pouquinho dos ingredientes a gosto (cebola, palmito, azeitonas, tomates, ovos, pimentão) para fazer a decoração do fundo da forma.
Segundo passo: Em uma panela de tamanho apropriado, coloque azeite para esquentar e refogue a cebola e o alho por três minutos ou até dourar.
Terceiro passo: Em seguida, junte os tomates e refogue mais uns três minutos ou até começarem a desmanchar.
Quarto passo: Deixe separados os ovos cozidos, a salsinha picada e a farinha de milho. Agora, adicione na panela todos os demais ingredientes (inclusive o palmito picado e o caldo) e espere levantar fervura.
Quinto passo: Assim que começar a ferver, acrescente aos pouco a farinha de milho, sempre mexendo. Caso ache necessário, acrescente mais um pouquinho de farinha de milho até engrossar bem.
Sexto passo: Nesse momento, junte os ovos, a salsinha picada e ajuste o sal.
Sétimo passo: Utilize uma forma de pudim e unte com azeite de oliva.
Oitavo passo: Forre o fundo da forma com os ingredientes reservados conforme o passo 1 desta receita e despeje por cima a massa de cuscuz, acomodando tudo com o auxílio de uma espátula.
Passo: Prontinho, a receita de cuscuz de bacalhau com palmito pupunha está perfeita. Agora é só deixar esfriar um pouco, desenformar e levar à mesa para servir logo em seguida.
Se o bacalhau comprado não for do tipo fresco ou dessalgado, será necessário dessalgar o peixe com antecedência. Para tanto, coloque tudo em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, lembrando de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
O palmito pupunha in natura pode ser facilmente comprado em feiras livres, mas se não conseguir encontrar, poderá utilizar o palmito em conserva, pois o cuscuz de bacalhau vai ficar uma delícia do mesmo jeito.
Confira essa também: Receita de Pastéis de Bacalhau.