Esta receita de ravioli de bacalhau com gema caipira resulta em um prato exótico, saboroso, com excelente apresentação e muito fácil de ser preparado. O tempo de preparação gira em torno de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de cinco porções generosas. Vamos ao passo a passo.
Ravioli de bacalhau com gema caipira.
Ingredientes.
Para a preparação desta receita de ravioli de bacalhau com gema caipira, você irá precisar de:
500 gramas de bacalhau desfiado em lascas pequenas;
Azeite de oliva para refogar o bacalhau (a gosto);
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.
Preparando o ravioli de bacalhau com gema caipira.
Primeiro passo: Utilize uma frigideira, coloque azeite de oliva e toste as lascas de bacalhau por cinco minutos.
Segundo passo: Acrescente o alho-poró cortado em pequenas rodelas e mexa até que as lascas de bacalhau fiquem desfiadas. Tempere com pimenta-do-reino e ajuste o sal (caso ache necessário).
Terceiro passo: Em outra panela com água, coloque as batatas para cozinhar até que fiquem macias. Em seguida, misture com o refogado de bacalhau.
Quarto passo: Para servir, pegue um pedaço da massa pronta para ravioli (aproximadamente 10 cm), e monte no centro um ninho com o recheio de refogado de bacalhau. Em seguida, acrescente também uma gema caipira crua dentro e feche e massa.
Quinto passo: Após, coloque o ravioli para cozinhar em água fervente pelo tempo aproximado de cinco minutos.
Sexto passo: Prontinho, a sua receita de ravioli de bacalhau com gema caipira está perfeita. Agora, basta servir. Você verá que o resultado é simplesmente maravilhoso.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária para não atrapalhar os planos do almoço ou jantar.
Para tanto, acondicione o peixe em uma tigela de tamanho apropriado, cubra com água e leva à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
Receitas que utilizam o bacalhau são sempre muito saudáveis, uma vez que o peixe apresenta baixíssimo teor de gordura, além de ter alta concentração do ácido graxo ômega 3, o que, entre outros benefícios, auxilia no combate ao colesterol alto.