Esta receita clássica de bacalhau espiritual é maravilhosa e perfeita para diversas datas especiais e festivas como Páscoa, Natal e Ano novo, mas também para qualquer outra ocasião, afinal, o importante mesmo é que o bacalhau é sempre um bom motivo para reunir a família toda em torno da mesa para uma refeição deliciosa.
Tudo fica pronto para servir no tempo aproximado de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de até seis porções generosas. Vamos conferir o passo a passo.
Receita Clássica de Bacalhau Espiritual.
Ingredientes.
Para a preparação da receita clássica de bacalhau espiritual, você irá precisar de:
- 600 gramas de bacalhau dessalgado;
- ½ pacote de pão de fôrma sem casca;
- 2 cebolas picadas;
- 5 dentes de alho amassados;
- 1 cenoura pequena ralada;
- 1 litro de leite;
- 2 folhas de louro;
- 20 gramas de manteiga;
- 1 colher de farinha de trigo;
- 150 gramas de queijo parmesão ralado;
- Azeitona preta a gosto;
- Tomate-cereja a gosto para decorar;
- Azeite de oliva a gosto;
- Noz-moscada a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Salsa picada a gosto.
Preparando a receita clássica de bacalhau espiritual.
- Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água, jogue água até cobrir e deixe cozinhar por dez minutos após a fervura levantar.
- Segundo passo: Em seguida, escorra toda a água, deixe arrefecer alguns minutos, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e desfie em lascas pequenas. Reserve.
- Terceiro passo: Coloque a manteiga para derreter em uma panela adequada e acrescente a farinha de trigo. Fique mexendo um pouco até que forme uma pasta.
- Quarto passo: Acrescente 800 ml de leite aos poucos, sempre mexendo e espere cozinhar até engrossar. Se achar necessário, acrescente mais um pouquinho de farinha de trigo. Tempere com sal, noz-moscada, desligue o fogo e reserve.
- Quinto passo: Coloque o pão de forma em um recipiente apropriado, regue com os 200 ml restantes do leite para hidratar e reserve.
- Sexto passo: Coloque azeite para esquentar em outra panela e refogue o alho e a cebola por dois minutos ou até que fiquem levemente dourados.
- Sétimo passo: Acrescente agora metade da cenoura ralada, o bacalhau desfiado, as folhas de louro e deixe refogar alguns minutos.
- Oitavo passo: Adicione também o pão hidratado no leite, o molho branco, salsa picada e misture tudo muito bem. Ajuste o sal, caso ache necessário, e despeje tudo em um refratário grande, ajeitando e acomodando com o auxílio de uma espátula.
- Nono passo: Distribua por cima o restante da cenoura ralada, polvilhe com o queijo parmesão ralado e faça a decoração final com tomates-cereja e azeitonas pretas a gosto.
- Décimo passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por vinte e cinco minutos ou até ficar bem gratinado e, prontinho, a sua receita clássica de bacalhau espiritual está perfeita. Agora é só retirar do forno e levar à mesa para servir em seguida.
Mais receitas de bacalhau.
Receita Clássica de Bacalhau Espiritual: dicas.
Faça o dessalgue do bacalhau com a necessária antecedência. Para isso, coloque o peixe em uma vasilha, jogue água até cobrir e deixe de molho na geladeira por vinte e quatro horas, lembrando de fazer a troca da água de três a quatro vezes nesse período.
Fique por dentro.
Para ficar atualizado com nossas receitas, nos acompanhe no site e redes sociais. Os links estão abaixo:
Confira essa também: Receita de Bacalhau com Creme de Cebola.