Essa maravilhosa receita de bacalhoada colorida de Natal não pode faltar na sua ceia. O prato é delicioso, com apresentação elegante, mas bem fácil de ser preparado. Tudo fica prontinho para servir em aproximadamente uma hora e trinta minutos, e os ingredientes são suficientes para atender bem até dez convidados. Vamos conferir o passo a passo.
Receita de Bacalhoada Colorida de Natal.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhoada colorida de Natal, você irá precisar de:
1,5 quilo de bacalhau dessalgado (lombo);
1 quilo de batatas descascadas e cortadas em pedaços;
Preparando a receita de bacalhoada colorida de Natal.
Primeiro passo: Corte os lombos de bacalhau em pedaços menores e coloque-os em uma panela apropriada, juntamente com as folhas de louro e os dentes de alho (inteiros e com casca).
Segundo passo: Jogue água até cobrir, ligue o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura.
Terceiro passo: Passado o tempo, desligue o fogo e com o auxílio de uma escumadeira, retire o bacalhau com cautela e disponha em uma forma refratária. Regue generosamente com azeite e deixe reservado.
Quarto passo: Na mesma água de cozimento do bacalhau, coloque as batatas para cozinhar por dez minutos, certificando-se, ao final, de que estejam cozidas, mas bem firmes (al dente).
Quinto passo: Em seguida, desligue o fogo e retire da panela as batatas, as folhas de louro, os dentes de alho e reserve.
Sexto passo: Para a montagem, pegue o refratário com o bacalhau, afaste um pouco os pedaços um do outro e entre eles, acomode as batatas, as tiras de pimentões, os tomates-cereja, as cebolas, os dentes de alho, as azeitonas verdes e as folhas de louro.
Sétimo passo: Tempere com pimenta-do-reino a gosto, ajuste o sal e regue com mais azeite de oliva.
Oitavo passo: Cubra todo o refratário com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C pelo tempo de trinta minutos.
Nono passo: Retire o refratário, descarte o papel alumínio e com o auxílio de uma colher, regue o bacalhau e legumes com um pouco do líquido depositado no fundo do refratário.
Décimo passo: Volte a forma refratária ao forno e espere assar por mais quinze minutos.
Décimo primeiro passo: Prontinho, a sua receita de bacalhoada colorida de Natal está perfeita. Agora é só retirar do forno, decorar com ovos cozidos cortados ao meio e levar à mesa para servir em seguida.
Para dessalgar o bacalhau, faça isso na véspera ou com a antecedência necessária, uma vez que o processo é demorado. Para tanto, comece lavando os lombos em água corrente para eliminar todo aquele excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Em seguida, acondicione tudo em um recipiente, cubra com água e deixe na geladeira por vinte e quatro horas, não esquecendo de fazer a troca da água de três a quatro vezes.
Se você preferir, poderá comprar o bacalhau dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem às exigências da receita.
Confira essa também: Receita de Arroz de Bacalhau Especial.