Esta receita de bacalhoada tradicional de Páscoa resulta em um prato delicioso, com sabor e aroma únicos. A iguaria é muito prática e rápida de ser preparada. O tempo total gira em torno de quarenta e cinco minutos e os ingredientes são suficientes para render até dez porções generosas. Vamos ao passo a passo.
Receita de bacalhoada tradicional de Páscoa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhoada tradicional de Páscoa, você irá precisar de:
Preparando a receita de bacalhoada tradicional de Páscoa.
Primeiro passo: Utilize uma vasilha de tamanho apropriado para misturar metade das lascas de bacalhau, dois tomates picados, metade das azeitonas verdes e pretas, o pimentão fatiado, uma cebola picada e metade do azeite de oliva (50 ml).
Segundo passo: Misture tudo cuidadosamente com uma colher e disponha em um refratário grande.
Terceiro passo: Agora, distribua por cima as batatas cortadas em rodelas e, em seguida, o restante das lascas de bacalhau, dos tomates picados e a outra cebola picada.
Quarto passo: Termine a montagem do prato com o restante das azeitonas. Regue tudo com a outra parte do azeite de oliva.
Quinto passo: Cubra com papel alumínio e coloque o refratário no forno preaquecido a 180ºC pelo tempo aproximado de meia hora.
Sexto passo: Prontinho, a sua bacalhoada tradicional está perfeita. Agora é só retirar do forno e levar à mesa para servir quentinho. Arroz branco e salada verde são excelentes opções de acompanhamento.
Receita de bacalhoada tradicional de Páscoa: dicas.
Se o bacalhau utilizado não for do tipo fresco ou dessalgado, será preciso dessalgar o peixe. Para isso, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e leve à geladeira, deixando lá de um dia para o outro. Troque a água de duas a três vezes nesse período.
O bacalhau é um alimento muito saudável, com grande concentração do ácido graxo ômega 3, rico em proteínas, pobre em calorias e o seu consumo traz diversos benefícios ao organismo, entre eles, o controle dos níveis de colesterol.