A receita de bolinho de bacalhau à bordignon é bem simples, mas delicosa. A iguaria é rapidinha de ser preparada, apenas trinta minutos, e os ingredientes são suficientes para atender bem até quatro pessoas. Vamos ao passo a passo.
Receita de Bolinho de Bacalhau à Bordignon.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bolinho de bacalhau à bordignon, você irá precisar de:
300 gramas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado;
Preparando a receita de bolinho de bacalhau à bordignon.
Primeiro passo: Para iniciar a receita, utilize um recipiente de tamanho apropriado, junte todos ingredientes (o bacalhau desfiado, a farinha de trigo, o fermento, uma pitada de sal, uma pitada de açúcar, 100 ml de água morna e três ovos) e, com o auxílio de uma colher grande, misture bem a massa, batendo até que fique grossa e consistente.
Segundo passo: Se a massa não ficar grossa o suficiente, acrescente pouco mais de farinha de trigo, amasse mais um pouco e veja se ficou bom.
Terceiro passo: Com uma colher, tire uma porção da massa e comece a moldar os bolinhos.
Quarto passo: Em uma panela adequada, coloque o óleo e leve ao fogo até que fique bem quente.
Quinto passo: Quando o óleo estiver no ponto, comece a fritar os bolinhos, espere até que fiquem bem douradinhos. Coloque os bolinhos aos poucos no óleo quente, apenas dois ou três de cada vez, para que não fiquem encharcados.
Sexto passo: Retire os bolinhos com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente para que fiquem bem sequinhos. Sirva em seguida.
Receita de Bolinho de Bacalhau à Bordignon: dicas.
Para dessalgar o bacalhau, comece lavando bem os pedaços em água corrente para tirar todo o excesso de sal. Depois, coloque em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
Para desfiar o bacalhau, coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, num pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.