Esta receita de bolinho de bacalhau com aipim é simplesmente maravilhosa e muito fácil de ser preparada. Todos vão aprovar, principalmente as crianças. Os bolinhos ficam prontos para servir em aproximadamente quarenta e cinco minutos. Vamos conferir o passo a passo.
Receita de bolinho de bacalhau com aipim.
Ingredientes.
Para a preparação desta receita de bolinho de bacalhau com aipim, você vai precisar de:
Preparando a receita de bolinho de bacalhau com aipim.
Primeiro passo: Comece tirando o sal do bacalhau com a antecedência necessária. Para tanto, coloque o peixe de molho em uma vasilha com água e deixe na geladeira por vinte e quatro horas, trocando a água três vezes nesse período de tempo. Ao final, escorra.
Segundo passo: Em seguida, coloque o bacalhau para cozinhar com água em uma panela de tamanho apropriado, pelo tempo de dez minutos após levantar fervura.
Terceiro passo: Passado o tempo, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e desfie. Reserve.
Quarto passo: Coloque o aipim em uma panela de pressão com água e deixe cozinhar por vinte e cinco minutos depois de pegar pressão. Após, espere esfriar, amasse com o garfo até formar um purê, tempere com sal, pimenta-do-reino e em seguida, acrescente a manteiga e os ovos e misture tudo muito bem até obter uma massa homogênea.
Quinto passo: Acrescente a farinha de trigo aos poucos. Amasse com as mãos até a massa ficar no ponto (começar a soltar). Deixe reservado.
Sexto passo: Em uma panela apropriada, coloque a cebola picada para refogar no azeite por quatro minutos ou até ficar transparente.
Sétimo passo: Junte o bacalhau desfiado e deixe refogando por mais quatro minutos, sempre mexendo. Acrescente a salsinha picada, mexa bem, desligue o fogo e espere esfriar.
Oitavo passo: Chegou a hora de moldar os bolinhos. Para tanto, abra uma pequena porção da massa na palma da mão mesmo, recheie com um pouco do refogado de bacalhau e feche a massa.
Nono passo: Passe cada um dos bolinhos na farinha de trigo para empanar e comece a fritar no óleo bem quente, até que fiquem bem douradinhos.
Décimo passo: Retire os bolinhos do óleo quente utilizando uma escumadeira e coloque-os em uma travessa grande forrada com papel absorvente (papel toalha) para escorrer o excesso de óleo.
Décimo primeiro passo: Prontinho, a receita de bolinho de bacalhau com aipim está perfeita. Agora é só levar à mesa para servir com rodelas de limão, molho rosé, molho de alho ou qualquer outro de sua preferência.
Uma forma muito prática de desfiar o bacalhau é colocando o peixe cozido e sem espinhas em um pano de prato bem limpo, cobrir com a outra ponta do pano de prato e esfregar como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.
Frite poucas unidades de bolinho de bacalhau de cada vez, para evitar que fiquem encharcados de óleo.