Esta receita de torta de bacalhau à consulesa é bem simples de ser preparada, sendo uma ótima opção para aquela refeição saudável com a família e/ou amigos. O tempo para ficar tudo pronto para ir à mesa gira em torno de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de oito porções. Vamos ao passo a passo.
Torta de bacalhau à consulesa gratinada.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de torta de bacalhau à consulesa, você vai precisar de:
Para a massa.
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 3 colheres de manteiga;
- 1 ovo;
- Sal a gosto.
Para o recheio.
- ½ quilo de bacalhau demolhado, cozido por dez minutos e desfiado em lascas pequenas;
- 1 cebola grande picadinha;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 tomate grande e maduro picado;
- 2 colheres de manteiga;
- ½ xícara de farinha de trigo;
- 150 ml de leite;
- ½ quilo de batatas cozidas e amassadas;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- ½ maço de cebolinha verde picada;
- 2 claras em neve.
Preparando a receita de torta de bacalhau à consulesa.
- Primeiro passo: Para a preparação da massa, em uma vasilha de tamanho adequado, misture com os dedos ou utilizando uma colher, a farinha de trigo, o sal e a manteiga, até formar uma farofa úmida.
- Segundo passo: Agora, acrescente o ovo batido e continue misturando até obter uma massa homogênea e consistente. Leve à geladeira e deixe descansando por meia hora.
- Terceiro passo: Passado o tempo, com o auxílio de um rolo, abra a massa e forre uma assadeira ou refratário. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e deixe assar até a massa começar a ficar douradinha. Deixe reservado.
- Quarto passo: Para a preparação do recheio, coloque a manteiga em uma panela apropriada e leve ao fogo brando para esquentar. Refogue a cebola e o alho por dois minutos. Em seguida, acrescente o bacalhau e refogue mais um pouco.
- Quinto passo: Dissolva a farinha de trigo em 150 ml de leite e jogue no refogado de bacalhau. Espere cozinhar até engrossar.
- Sexto passo: Coloque as batatas para cozinhar na água com sal até ficarem macias. Espere esfriar um pouco, amasse para formar um purê e junte ao refogado de bacalhau, mexa bem e deixe reservado.
- Sétimo passo: Bata as claras em neve com um pouquinho de sal e junte ao refogado de bacalhau com purê. Misture bem.
- Oitavo passo: Coloque o recheio na forma que está com a massa pré-assada. Acomode, ajeitando com o auxílio de uma espátula.
- Nono passo: Leve o refratário ao forno preaquecido pelo tempo de quinze minutos ou até ficar gratinado.
- Décimo passo: Prontinho, a sua torta de bacalhau à consulesa está perfeita. Retire do forno e leve à mesa para servir em seguida.
Mais receitas de bacalhau.
Torta de bacalhau à consulesa gratinada: dicas.
Se o bacalhau não for do tipo dessalgado ou fresco, comece o processo de dessalga do peixe com a antecedência necessária, uma vez que o processo é bastante demorado. Para tanto, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período.