Esta receita de torta de bacalhau com creme de leite é simplesmente deliciosa e muito fácil de ser preparada. Tudo fica prontinho para ir à mesa em aproximadamente uma hora e vinte minutos e o rendimento é de seis porções generosas. Vamos conferir o passo a passo.
Torta de bacalhau com creme de leite.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de torta de bacalhau com creme de leite, você irá precisar de:
Preparando a torta de bacalhau com creme de leite.
Primeiro passo: Em uma batedeira, coloque a farinha, a manteiga, dois ovos e deixe bater por três minutos, até ficar uma massa compacta, bem homogênea. Se achar que a massa ficou muito seca, acrescente um pouquinho de água até dar o ponto. Deixe reservada.
Segundo passo: Coloque uma frigideira com azeite no fogo e refogue o alho, a cebola e o pimentão até ficarem macios.
Terceiro passo: Agora junte o bacalhau desfiado e deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo de vez em quando.
Quarto passo: A seguir, acrescente o creme de leite com o amido de milho dissolvido nele. Coloque também a salsa picada e tempere com pimenta-do-reino.
Quinto passo: Ajuste o sal, caso ache necessário e continue mexendo mais cinco minutos. Desligue o fogo.
Sexto passo: Pegue a massa que estava reservada e, com a ajuda de um rolo, abra 2/3 dela. Lembre-se de polvilhar a bancada com farinha para que fique mais fácil trabalhar com a massa.
Sétimo passo: Pegue a massa aberta e forre o fundo e as laterais de uma assadeira de tamanho apropriado. Em seguida distribua todo o recheio de bacalhau sobre a massa.
Oitavo passo: Abra o restante da massa com o rolo e finalize a montagem, cobrindo o recheio. Pressione as bordas para fechar a torta.
Nono passo: Bata o ovo restante e pincele a massa. Isso irá ajudar a deixar a torta com uma cor bem amarelinha e brilhante.
Décimo passo: Leve a forma ao forno preaquecido a 180º C por aproximadamente quarenta minutos.
Décimo primeiro passo: Prontinho, a sua torta de bacalhau com creme de leite está perfeita. Agora, basta retirar do forno, esperar esfriar um pouco e levar à mesa para cortar e servir.
Importante lembrar que o bacalhau deve ser dessalgado com a antecedência necessária, uma vez que o processo é relativamente demorado. Para tanto, coloque os pedaços do peixe em uma vasilha, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
Para desfiar o bacalhau, coloque o peixe cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para a torta.