A receita de bacalhau à Zé do Pipo tradicional resulta em um prato simplesmente maravilhoso. E o melhor de tudo é que a preparação é muito fácil, prática e não demora mais do que quarenta e cinco minutos para ficar tudo pronto para ir à mesa e servir. Vamos conhecer o passo a passo.
Bacalhau à Zé do Pipo Tradicional.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau à Zé do Pipo tradicional, você irá precisar de:
Preparando o de bacalhau à Zé do Pipo tradicional.
Primeiro passo: Coloque uma panela com 1 litro de leite no fogo para esquentar. Acrescente duas colheres de azeite de oliva, uma pitada de pimenta-do-reino, uma folha de louro e os lombos de bacalhau. Deixe abrir em lascas, escorra e reserve o líquido do cozimento.
Segundo passo: Em uma panela de tamanho apropriado, faça um refogado com as cebolas cortadas em rodelas, 250 ml de azeite de oliva, o alho picado e uma folha de louro. Deixe refogando até as cebolas ficarem macias.
Terceiro passo: Coloque as batatas para cozinhar com um pouco de sal e um pouco do líquido reservado do cozimento do bacalhau até ficarem macias.
Quarto passo: Após, escorra, espere esfriar um pouco e amasse as batatas com um garfo ou com o espremedor.
Quinto passo: Coloque o purê de batata em uma panela, acrescente manteiga, meio litro de leite, quatro gemas, uma pitada de pimenta-do-reino, o suco de um limão e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo brando por alguns minutos, sempre mexendo.
Sexto passo: Em um recipiente de vidro, coloque duas gemas, gotas de limão, mostarda, sempre mexendo, enquanto acrescenta azeite aos poucos para formar a maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Sétimo passo: Em um refratário, disponha as lascas de lombo de bacalhau. Em seguida, distribua o purê de batata em volta do bacalhau.
Oitavo passo: Jogue o refogado de cebola sobre o bacalhau e, por último, espalhe a maionese sobre o refogado de cebola.
Nono passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por vinte e cinco minutos ou até gratinar. Após, é só retirar do forno e levar à mesa para servir.
Bacalhau à Zé do Pipo Tradicional: dicas e curiosidades.
É bom lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é demorado, portanto deve ser feito com antecedência. Para tanto, coloque os pedaços do peixe em uma vasilha, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
A receita deve o seu nome a José Valentim, apelidado de “Zé do Pipo”, dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor da receita.