Bacalhau na Moranga com Camarão às Natas e Catupiry
Esta receita de bacalhau na moranga com camarão às natas e catupiry resulta em um prato maravilhoso, com sabor acentuado e inesquecível. O tempo de preparação da iguaria gira em torno de duas horas e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até oito porções. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau na Moranga com Camarão às Natas.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau na moranga com camarão às natas, você irá precisar de:
Preparando o bacalhau na moranga com camarão às natas.
Primeiro passo: Coloque o bacalhau para cozinhar em uma panela com água pelo tempo de dez minutos. Depois disso, escorra, espere arrefecer um pouco e separe em lascas menores. Reserve.
Segundo passo: Com uma faquinha amolada, corte a parte superior da moranga (tampa) e limpe por dentro, retirando as sementes. Faça isso com o auxílio de uma colher.
Terceiro passo: Em seguida, com a ajuda de um pincel, unte a moranga com óleo vegetal por dentro e por fora. Após esse procedimento, embrulhe em papel alumínio.
Quarto passo: Acomode a moranga em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180ºC por uma hora. A seguir, retire do forno, descarte o papel alumínio e reserve.
Quinto passo: Para o recheio: em uma panela adequada, coloque a manteiga para derreter em fogo brando e refogue a cebola por três minutos ou até que fique levemente dourada.
Sexto passo: Passado o tempo, junte o tomate pelado picado, o caldo de camarão e espere refogar mais cinco minutos, mexendo de vez em quando.
Sétimo passo: Acrescente agora o bacalhau desfiado, o camarão e refogue por mais três minutos, sem parar de mexer.
Oitavo passo: Em um recipiente à parte, dissolva a farinha de trigo nas natas, misturando bem para não ficar pelotas, despeje na panela, misture e desligue o fogo após dois minutos.
Nono passo: Tempere tudo com pimenta-do-reino, salsa picada e confira o sal, fazendo o ajuste que achar necessário. Por último, adicione a essa mistura metade o catupiry e mexa bem para envolver todos os ingredientes. Reserve.
Décimo passo: Com a ajuda de uma colher ou espátula, passe a outra metade do catupiry por dentro da moranga, espalhando bem até a borda.
Décimo primeiro passo: Despeje todo o refogado de bacalhau com camarão dentro da moranga e prontinho, a sua receita de bacalhau na moranga com camarão às natas e catupiry está perfeita. Decore com salsinha picada e leve à mesa para servir.
Caso não consiga comprar o bacalhau já demolhado, poderá utilizar o bacalhau seco mesmo, mas será preciso dessalgar o peixe com antecedência, uma vez que o processo é bastante demorado. Confira AQUI como fazer o dessalgue do bacalhau da maneira correta.
Na hora de comprar a moranga, escolha aquela que tenha a cor original (toda laranja), bem opaca e que não tenha rachaduras nem manchas escuras.
Confira essa também: Receita de Bacalhau à Zé do Pipo Original.