Esta receita de bolinho de bacalhau e mandioca é bem simples e muito fácil de ser preparada. Os ingredientes são suficientes para o rendimento de até vinte unidades e o tempo para tudo ficar prontinho gira em torno de quarenta minutos. Vamos ao passo a passo.
Bolinho de Bacalhau e Mandioca.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bolinho de bacalhau e mandioca, você irá precisar de:
Primeiro passo: Para dessalgar o bacalhau, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
Segundo passo: Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela com água e leve ao fogo para cozinhar pelo tempo aproximado de dez minutos. Em seguida, escorra, espere esfriar um pouco e desfie. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque a mandioca em uma panela com água e deixe cozinhar por dez minutos. Após, escorra, espere esfriar um pouco e amasse com um garfo ou passe no espremedor.
Quarto passo: Em uma vasilha adequada, coloque o bacalhau desfiado, o purê de mandioca, tempere com pimenta-do-reino a gosto e salsinha picada. Ajuste o sal, caso ache necessário.
Quinto passo: Com as mãos, misture tudo muito bem até que forme uma massa homogênea.
Sexto passo: Bata a clara em neve, jogue sobre a massa e misture bem para que fique bem incorporada.
Sétimo passo: Comece a moldar os bolinhos com as mãos e, em seguida, passe cada um deles na farinha de rosca.
Oitavo passo: Coloque o óleo para esquentar em uma panela funda e, quando estiver bem quente, comece a fritar os bolinhos até que fiquem douradinhos.
Nono passo: Retire os bolinhos do óleo quente com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer em um recipiente forrado com papel toalha para tirar o excesso de óleo.
Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bolinho de bacalhau e mandioca está perfeita. Agora é só levar à mesa para servir como petisco ou acompanhamento.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária.
Na hora de fritar os bolinhos, coloque poucas unidades de cada vez na panela, para evitar que fiquem encharcados de óleo.
Na hora de desfiar, coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.