Receita de Bacalhau à Lagareiro com Cebola e Batatas ao Murro
A receita de bacalhau à lagareiro com cebola e batatas ao murro é uma das mais tradicionais e requisitadas da gastronomia portuguesa. O prato é saboroso, fácil de ser preparado, tudo fica pronto para servir no tempo aproximado de uma hora e trinta minutos e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até seis porções generosas. Vamos conferir o passo a passo.
Receita de Bacalhau à Lagareiro com Cebola.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau à lagareiro com cebola e batatas ao murro, você irá precisar de:
Preparando a receita de bacalhau à lagareiro com cebola.
Primeiro passo: As batatas ao murro devem ser servidas com casca, então, comece lavando bem as batatinhas, de preferência, passando uma escovinha para eliminar quaisquer possíveis sujeiras.
Segundo passo: Em seguida, acomode as batatas em uma assadeira e tempere com sal grosso. Leve ao forno preaquecido a 180°C e espere assar por trinta e cinco minutos.
Terceiro passo: Enquanto isso, coloque o azeite em um tacho de tamanho apropriado para refogar a cebola e o alho por três minutos ou até dourar levemente. Reserve.
Quarto passo: Agora, retire a assadeira do forno e sacuda o sal das batatas para eliminar o excesso de sal grosso.
Quinto passo: Com uma colher, faça um pouco de pressão sobre cada uma das batatinhas para abrirem um pouco ou achate as batatas com um breve murro.
Sexto passo: Em seguida, transfira as batatas para um refratário grande e por cima das batatas, acomode as postas de bacalhau demolhadas.
Sétimo passo: Regue o bacalhau e as batatas despejando por cima o refogado de cebola com alho.
Oitavo passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180°C pelo tempo de vinte e cinco minutos.
Nono passo: Prontinho, a sua receita bacalhau à lagareiro com cebola e batatas ao murro está perfeita. Agora é só retirar do forno, decorar com azeitonas, polvilhar com salsinha picada e levar à mesa para servir em seguida.
Receita de Bacalhau à Lagareiro com Cebola: dicas.
Para dessalgar as postas de bacalhau, comece lavando o peixe em água corrente para tirar o excesso de sal. Depois, coloque tudo em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, lembrando de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
A organização dos ingredientes de qualquer receita deve ser feita com a devida antecedência. Na hora de começar efetivamente, tenha tudo em mãos pronto para usar, pois isso irá facilitar cada passo a ser dado, otimizando bastante o tempo de preparação do prato.
Para que a receita fique perfeita, é importante que o forno seja preaquecido com a antecedência de pelo menos quinze minutos, sempre de acordo com a temperatura indicada na receita.
Confira essa também: Receita de Bacalhau às Natas Gratinado.