Receitas com bacalhau são sempre deliciosas e esta receita de Bacalhau ao Vinho do Porto não poderia ser diferente. Além do vinho para realçar o sabor, a receita ainda utiliza cogumelos, que dão um toque especial e sofisticado. A iguaria também é muito saudável, sendo uma excelente opção para quem está seguindo alguma dieta ou programa de reeducação alimentar. Vamos ao passo a passo.
Receita de Bacalhau ao Vinho do Porto.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau ao vinho do porto, você irá precisar de:
1 quilo de bacalhau dessalgado;
200 ml de Vinho do Porto Seco.
200 gramas de cogumelos cortados em fatias;
1 quilo de tomates grandes e maduros, sem pele e sem sementes;
Como preparar a receita de bacalhau ao vinho do porto.
Primeiro passo: Se o bacalhau não for fresco, será necessário dessalgar. Então, comece cortando o peixe em pedaços, coloque tudo em uma tigela de tamanho adequado e deixe na geladeira por aproximadamente vinte e quatro horas, trocando a água três vezes nesse período de tempo. Após, escorra e deixe reservado.
Segundo passo: Passe os pedaços de bacalhau reservados no ovo e na farinha de trigo. Em seguida, esquente o azeite de oliva em uma panela de tamanho apropriado e frite as postas de bacalhau por dois minutos de cada lado. Retiere com uma escumadeira e deixe reservado.
Terceiro passo: Na mesma panela com azeite, coloque os tomates cortados e previamente esmagados, os dentes de alho amassados, a salsinha picada, os cogumelos cortados em fatias, o Vinho do Porto. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Quarto passo: Deixe cozinhando em fogo baixo pelo tempo de quinze minutos, sempre mexendo. Desligue o fogo.
Quinto passo: Disponha os pedaços de bacalhau em uma forma refratária e regue com o molho de tomate. Salpique com um pouco de farinha de rosca e leve ao forno preaquecido a 180ºC por mais quinze minutos. Regue com mais azeite de oliva, caso ache necessário.
Quinto passo: Prontinho, a receita de bacalhau ao vinho do Porto está perfeita. Arroz branco e salada verde fresca são excelentes opções de acompanhamentos do prato.
A organização dos ingredientes de qualquer receita deve ser feita com a devida antecedência. Na hora de começar efetivamente a fazer a receita, tenha tudo em mãos pronto para usar, pois isso irá facilitar cada passo a ser dado, otimizando bastante o tempo de preparação do prato.
Para que a receita fique perfeita, é importante que o forno seja preaquecido com a antecedência de pelo menos quinze minutos, sempre de acordo com a temperatura indicada na receita.
Confira essa também: Receita de Bolinho de Bacalhau Crocante.