Esta receita de bacalhau espiritual da Carminha é muito fácil e prática de ser preparada, além de resultar em um prato delicioso, sendo uma excelente opção para o almoço com a família. O tempo de preparo gira em torno de uma hora e o rendimento é de quatro porções generosas. Confira a seguir o passo a passo.
Receita de bacalhau espiritual da Carminha.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau espiritual da Carminha, você irá precisar de:
Preparando a receita de bacalhau espiritual da Carminha.
Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela grande com água. Deixe cozinhar por dez minutos após levantar fervura. Escorra, espere esfriar um pouco e desfie em lascas pequenas. Deixe reservado.
Segundo passo: Em uma panela, coloque a manteiga para derreter em fogo brando e refogue o alho e a cebola picada por três minutos. Passado o tempo, coloque também a cenoura ralada e refogue por mais dois minutos.
Terceiro passo: Aos poucos, acrescente o leite, o creme de leite e um pouco de farinha de trigo, sempre mexendo até obter a consistência de um creme. Tempere com sal e noz-moscada, mexa mais um pouco e retire do fogo.
Quarto passo: Acrescente o bacalhau desfiado e misture tudo muito bem.
Quinto passo: Transfira a mistura para um refratário de tamanho adequado e distribua por cima o queijo parmesão ralado.
Sexto passo: Leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC por vinte minutos ou até gratinar.
Sétimo passo: Prontinho, a receita de bacalhau espiritual da Carminha está perfeita. Agora é só decorar com ramos de salsinha e levar à mesa para servir quentinho. Arroz branco e batatas cozidas acompanham muito bem o prato.
Receita de bacalhau espiritual da Carminha: dicas.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é demorado, portanto deve ser feito com a antecedência necessária para não atrapalhar os planos daquele almoço perfeito.
Para tanto, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes no período.