Esta receita de bacalhoada de forno elaborada especialmente para aquele almoço de domingo com a família, vai deixar todos com água na boca. A preparação do prato é bem rápida, não passando de quarenta e cinco minutos e serve bem até oito pessoas. Vamos logo ao passo a passo.
Receita de bacalhoada de forno.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhoada ao forno, você irá precisar de:
1 quilo de postas de bacalhau demolhado;
500 gramas de batatas sem cascas e cortadas em quatro partes;
Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela de tamanho apropriado, cubra com água e deixe cozinhar por vinte minutos após levantar fervura.
Segundo passo: Passado o tempo, retire o bacalhau da panela com uma escumadeira. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque as batatas para cozinhar na mesma panela por quinze minutos, na água do cozimento do bacalhau. Escorra e deixe reservadas.
Quarto passo: Regue o fundo de um refratário grande com azeite de oliva. Espalhe metade do alho amassado e uma pitada de pimenta-do-reino.
Quinto passo: A seguir, coloque os demais ingredientes na seguinte ordem: os tomates fatiados, as rodelas de cebola, as rodelas de pimentões (verde e vermelho), as batatas cozidas cortadas em quatro e o restante do alho.
Sexto passo: Acrescente também o bacalhau, os ovos cozidos cortados em rodelas e as azeitonas pretas. Ajuste o sal, caso ache necessário, e regue com bastante azeite de oliva.
Sétimo passo: Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente quarenta minutos.
Oitavo passo: Passado o tempo, retire o papel alumínio e regue com o leite de coco, distribuindo de maneira uniforme por todo o recipiente.
Nono passo: Salpique a salsinha, cubra novamente com o papel alumínio e volte o refratário ao forno por mais oito minutos.
Décimo passo: Prontinho, a receita de bacalhoada ao forno está perfeita. Agora é só levar à mesa para servir. Arroz branco e salada verde são acompanhamentos excelentes da iguaria.
Se o bacalhau não for fresco, antes de utilizar, será preciso dessalgar o peixe. Para tanto, comece lavando bem as postas em água corrente (torneira da pia) para tirar o excesso de sal. Depois, coloque em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes.