Bacalhau crocante com tomate seco: receita simples, fácil de preparar e resulta em um prato simplesmente delicioso. O tempo total de preparação gira em torno de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de duas porções generosas. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau Crocante com Tomate Seco.
Ingredientes.
Para a preparação desta maravilhosa receita de bacalhau crocante com tomate seco, você irá precisar de:
- 500 gramas de bacalhau em postas (com pele);
- 3 colheres de azeite de oliva;
- 1 cebola pequena picada ou em rodelas;
- 1 limão;
- 4 ramos de alecrim fresco (para decorar);
- ½ maço de manjericão;
- 4 pães de sal (francês);
- 300 gramas de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de sopa de sementes de erva doce;
- 150 gramas de tomate seco com óleo;
- 1 colher de vinagre balsâmico (aceto balsâmico);
- Sal a gosto.
Preparando o bacalhau crocante com tomate seco.
- Primeiro passo: Se o bacalhau comprado não for fresco ou dessalgado, antes de utilizar será preciso dessalgar o peixe. Para tanto, comece lavando bem as postas em água corrente para tirar todo o excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Depois, coloque em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período. Escorra e reserve até o momento de utilizar.
- Segundo passo: Em uma assadeira apropriada, coloque um fio de azeite de oliva e as sementes de erva doce e misture bem. Passe as postas de bacalhau nessa mistura dos dois lados e acomode-as na assadeira com a pele para baixo.
- Terceiro passo: Leve a assadeira ao forno preaquecido a 180º C pelo tempo de cinco minutos.
- Quarto passo: No processador ou liquidificador, coloque o pão francês picado, a cebola picada e o óleo da lata de anchova e deixe bater bem até que se forme uma farofa. Retire do copo do liquidificador e deixe reservado.
- Quinto passo: Agora, coloque no copo do liquidificador a anchova, o tomate seco, o queijo parmesão e algumas folhas de manjericão.
- Sexto passo: Acrescente ainda o suco do limão, algumas raspas da casca do limão, o vinagre balsâmico e o azeite de oliva. Deixe bater novamente até que forme uma pasta.
- Sétimo passo: Em seguida, retire a assadeira com as postas de bacalhau do forno e, com o auxílio de uma colher ou espátula, espalhe por cima do bacalhau a pasta de tomate seco.
- Oitavo passo: Agora, por cima da pasta de tomate seco, distribua a farofa de pão francês e regue com um fio de azeite.
- Nono passo: Retorne a assadeira ao forno por mais quinze minutos e prontinho, a receita de bacalhau crocante com tomate seco está perfeita.
- Décimo passo: Em seguida, retire do forno, decore com ramos de alecrim, mais algumas raspas de limão e lleve à mesa para servir. Arroz branco e batata palito frita ou ao forno são excelentes opções de acompanhamento da iguaria.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau com Purê de Abóbora e Azeite
- Bacalhau Grelhado com Brócolis e Batata
- Bacalhau ao Molho de Tomate