Bacalhau empanado com molho de ervas
Receitas

Bacalhau empanado com molho de ervas

Esta receita de bacalhau empanado com molho de ervas frescas resulta em um prato simplesmente maravilhoso. O molho de ervas e o gengibre proporcionam sabor e aroma únicos à iguaria. Além disso, a preparação é bem fácil e tudo fica pronto para ir à mesa para servir em aproximadamente quarenta e cinco minutos. Vamos conferir o passo a passo.

Bacalhau empanado com molho de ervas

Bacalhau empanado com molho de ervas.

Ingredientes.

Para a preparação desta receita de bacalhau empanado com molho de ervas frescas, você vai precisar de:

  • 800 gramas de lombo de bacalhau demolhado;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • Tempero de peixe (1 sachê);
  • 1 ovo;
  • 1 xícara de farinha de rosca;
  • Óleo para fritar (quanto baste).

Para o molho de ervas.

  • 1 colher de gengibre ralado;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • 1 pimenta malagueta picadinha (sem as sementes);
  • 1 limão (suco);
  • 1 sachê de tempero de peixe (Hondashi);
  • 3 colheres de ervas frescas picadinhas (salsa, cheiro verde, orégano, manjericão).

Preparando o bacalhau empanado com molho de ervas.

  1. Primeiro passo: Se o bacalhau não for do tipo fresco, antes de utilizar será preciso dessalgar o peixe. Para tanto, comece lavando bem os lombos em água corrente para tirar todo o excesso de sal. Depois, coloque em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, não esquecendo de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
  2. Segundo passo: Após, escorra e coloque o bacalhau em uma panela de tamanho apropriado e deixe cozinhar em fogo brando por cinco minutos após levantar fervura.
  3. Terceiro passo: Desligue o fogo e, com o auxílio de uma escumadeira, tire o bacalhau da água com cuidado e deixe reservado.
  4. Quarto passo: Para a preparação do molho de ervas, coloque o gengibre ralado em uma panela com o azeite de oliva e a pimenta malagueta picadinha.
  5. Quinto passo: Deixe refogar em fogo brando por três minutos. A seguir, junte também o suco de limão e o tempero de peixe (Hondashi). Assim que levantar fervura, junte as ervas frescas picadas e fique mexendo por mais dois minutos. Após, desligue o fogo e deixe reservado.
  6. Sexto passo: Em um prato fundo, misture a farinha de trigo com o tempero de peixe. Em outro prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo. Agora utilize um terceiro prato fundo para colocar a farinha de rosca.
  7. Sétimo passo: Para empanar o lombo de bacalhau, passe os pedaços inicialmente pelo prato com a farinha de trigo misturada com o tempero de peixe. Em seguida, pelo prato com o ovo batido e, finalmente, pelo prato com a farinha de rosca.
  8. Oitavo passo: Coloque no fogo para aquecer uma frigideira funda com óleo e frite os pedaços de lombo de bacalhau por três ou quatro minutos de cada lado, ou até que fiquem douradinhos.
  9. Nono passo: Retire os pedaços de lombo de bacalhau da frigideira cuidadosamente, utilizando uma escumadeira e disponha sobre papel toalha, para tirar o excesso de óleo.
  10. Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau empanado com molho de ervas frescas e gengibre está perfeita. Para servir, basta colocar os pedaços de lombo de bacalhau empanados nos pratos e regar com o molho de ervas. Arroz branco e salada verde são excelentes opções de acompanhamento do prato.

Mais receitas de bacalhau.

Bacalhau empanado com molho de ervas: Dicas.

Não esqueça que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto deve ser feito com a antecedência necessária, para não atrapalhar os planos para o almoço com a família.

Se você não for nenhum profissional ou não dispor de tempo para o demorado processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende às exigências da receita.