Esta receita de bacalhau gratinado com palmito fresco resulta em um prato saboroso, de fácil preparação e que vai render muitos elogios naquele almoço especial com a família. Tudo fica prontinho para servir no tempo de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de quatro porções. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau Gratinado com Palmito Fresco.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau gratinado com palmito fresco, você vai precisar de:
½ quilo de bacalhau demolhado, cozido e desfiado;
400 gramas de palmito fresco (in natura) em rodelas ou picados grosseiramente;
Preparando o bacalhau gratinado com palmito fresco.
Primeiro passo: Em uma panela, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola picada por cerca de três minutos ou até que fique levemente dourada.
Segundo passo: Em seguida, adicione o bacalhau desfiado, o palmito, o tempero de legumes (tablete) e continue refogando por mais uns quatro minutos, mexendo com cautela.
Terceiro passo: Acrescente a farinha de trigo aos poucos e deixe por mais três minutos, sempre mexendo.
Quarto passo: Adicione agora a água também aos poucos, sempre mexendo, até que forme um creme consistente.
Quinto passo: Junte agora o creme de leite, misture bem, confira o sal e ajuste se necessário. Desligue o fogo e reserve.
Sexto passo: Unte um refratário com azeite e forre o fundo fazendo uma cama com fatias de pão de forma esfareladas ou rasgadas em pedaços pequenos.
Sétimo passo: Por cima do pão esfarelado, distribua o creme de palmito que está reservado na panela.
Oitavo passo: Polvilhe com o parmesão ralado e leve o refratário ao forno preaquecido a 180°C por vinte minutos ou até que fique douradinho.
Nono passo: Prontinho, a receita de bacalhau gratinado com palmito fresco está perfeita. Retire do forno e sirva em seguida.
Para a preparação do bacalhau, faça o dessalgue com antecedência. Para isso, comece lavando bem os pedaços do peixe em água corrente (torneira da pia) para tirar todo o excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Depois, acondicione em um recipiente adequado, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, não esquecendo de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
Ao iniciar a receita, coloque o bacalhau dessalgado em uma panela com água, ligue o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura. Em seguida, escorra, espere esfriar um pouco, limpe, tirando pele e espinhas e, por fim, desfie em lascas.
O palmito pupunha fresco (in natura) poderá ser facilmente adquirido em feiras livres. Mas, caso não consiga encontrar, poderá usar o palmito em conserva mesmo, que a receita ficará deliciosa do mesmo jeito, acredite.
Confira essa também: Receita de Empadão de Bacalhau.