A receita de bacalhau marinado no azeite com ervas e alho resulta em um prato maravilhoso, com aroma único e sabor acentuado. O tempo total de preparação gira em torno de quarenta e cinco minutos e os ingredientes são suficientes para o rendimento de até quatro porções generosas. Vamos conferir o passo a passo.
Bacalhau Marinado no Azeite com Ervas.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau marinado no azeite com ervas e alho, você irá precisar de:
Preparando o bacalhau marinado no azeite com ervas.
Primeiro passo: Utilize uma vasilha grande (e que tenha tampa) e acomode os pedaços de bacalhau. Coloque também as folhas de manjericão e os raminhos de alecrim. Descasque os dentes de alho e coloque também na vasilha.
Segundo passo: Regue tudo de forma generosa com azeite de oliva de boa qualidade, tampe bem o recipiente e leve à geladeira para marinar pelo tempo de doze horas ou mais, a seu critério.
Terceiro passo: Em uma panela, coloque as batatinhas (batatas bolinha) com um pouco de sal, jogue água até cobrir e leve ao fogo para cozinhar por quinze minutos ou até que fiquem macias, mas bem firmes. Passado o tempo, retire as batatas e deixe reservadas.
Quarto passo: Para começar a montagem, utilize uma forma refratária grande e faça uma camada com os pimentões picadinhos.
Quinto passo: Por cima dos pimentões, distribua os pedaços de bacalhau que estavam marinando. Acomode também os dentes de alho inteiros e as cebolas cortadas em rodelas ou fatiadas.
Sexto passo: Despeje por cima o azeite de oliva e ervas (manjericão e alecrim) do marinado e cubra a forma com papel alumínio.
Sétimo passo: Em seguida, coloque o refratário no forno preaquecido a 180ºC por vinte e cinco minutos.
Oitavo passo: Retire o refratário do forno, descarte o papel alumínio e tire as ervas.
Nono passo: Agora acrescente as batatinhas cozidas e azeitonas pretas e volte com o refratário ao forno para dourar por mais dez minutos.
Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau marinado no azeite com ervas e alho está perfeita. Leve à mesa para servir.
Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é simples, mas bastante demorado, portanto, deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária. Para tanto, disponha o peixe em um recipiente, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes nesse período.
Mas, se você preferir, poderá comprar o bacalhau dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem às exigências da receita.