Esta receita de bacalhoada especial de Semana Santa é simplesmente deliciosa e bem fácil e prática de ser preparada. A iguaria leva ingredientes como batata, tomate, azeite de oliva, pimentões, cebola, azeitona, ovos, coentro, salsa, além do bacalhau, claro. Tudo fica prontinho para servir em apenas cinquenta minutos e os ingredientes são suficientes para atender bem até oito convidados. Então, vamos logo conferir o passo a passo.
Bacalhoada Especial de Semana Santa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhoada especial de Semana Santa, você irá precisar de:
- 1 quilo de bacalhau demolhado em postas;
- 1 quilo de batatas;
- 3 cebolas cortadas em rodelas;
- 4 tomates grandes e maduros cortados em rodelas;
- ½ pimentão verde cortado em rodelas;
- ½ pimentão vermelho cortado em rodelas;
- ½ meio pimentão amarelo cortado em rodelas;
- 4 ovos cozidos cortados em rodelas;
- Azeite de oliva a gosto;
- Azeitonas pretas a gosto;
- Coentro picado a gosto;
- Salsinha picada a gosto;
- Pimenta-do-reino moída a gosto;
- Sal a gosto.
Preparando a bacalhoada especial de Semana Santa.
- Primeiro passo: Em uma panela, coloque o bacalhau, jogue água até cobrir e deixe cozinhar por cinco minutos depois que a fervura levantar.
- Segundo passo: Retire o bacalhau da panela com o auxílio de uma escumadeira, deixe esfriar alguns minutos, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e separe em lascas grandes. Deixe reservado.
- Terceiro passo: Na mesma água do cozimento do bacalhau, coloque as batatas e deixe cozinhar por dez minutos ou até que fiquem al dente.
- Quarto passo: Passado o tempo, escorra, deixe arrefecer um pouco, descasque e corte em rodelas grossas. Deixe reservadas.
- Quinto passo: Para a montagem, utilize um refratário grande untado com azeite e disponha as rodelas de batatas, tempere com azeite de oliva, pimenta-do-reino e um pouquinho de sal.
- Sexto passo: Sobre as batatas, acomode as rodelas de cebola, as rodelas de pimentões verde, amarelo e vermelho, regue com azeite, tempere com um pouquinho mais de pimenta e confira novamente o sal.
- Sétimo passo: Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C pelo tempo aproximado de trinta minutos.
- Oitavo passo: Retire o refratário, descarte o papel alumínio e volte ao forno para dourar por mais dez minutos e prontinho, a sua receita de bacalhoada especial de Semana Santa está perfeita.
- Nono passo: Agora é só retirar definitivamente a bacalhoada do forno, decorar com rodelas de ovos cozidos e azeitonas pretas, salpicar com salsinha e coentro picados a gosto e levar à mesa para servir em seguida. Arroz branco é uma ótima opção de acompanhamento da iguaria.
Mais receitas de bacalhau.
- Lombo de Bacalhau com Refogado de Legumes
- Bacalhau à Baiana com Leite de Coco e Dendê
- Escondidinho de Bacalhau Light com Mandioca
Bacalhoada Especial de Semana Santa: dicas.
Se o bacalhau não for dessalgado, será preciso fazer o dessalgue do peixe com bastante antecedência, uma vez que esse processo é demorado. Para tanto, comece lavando bem as postas na torneira da pia para tirar todo o excesso de sal. Depois, acomode tudo em um recipiente, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.