A receita de lombo de bacalhau com legumes e quinoa resulta em um prato delicioso, diferente, com excelente apresentação, além de muito saudável. A refeição fica pronta para servir no tempo aproximado de quarenta e cinco minutos. Confira o passo a passo logo abaixo.
Lombo de Bacalhau com Legumes e Quinoa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de lombo de bacalhau com legumes e quinoa, você irá precisar de:
- 1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado;
- 2 abobrinhas cortadas em cubos;
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos;
- 1 cebola roxa cortada em cubinhos;
- Azeite de oliva a gosto;
- 250 gramas de quinoa;
- Tomilho fresco picado a gosto;
- Sal a gosto.
Preparando o lombo de bacalhau com legumes e quinoa.
- Primeiro passo: Coloque os lombos de bacalhau em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido a 180ºC para assar por vinte minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve.
- Segundo passo: Em outra assadeira, coloque os cubos de abobrinha, pimentão e cebola roxa, tempere com um pouco de sal, salpique com tomilho, regue com azeite, mexa bem para envolver todos os ingredientes, leve ao forno e espere assar por vinte minutos.
- Terceiro passo: Enquanto isso, lave bem a quinoa e coloque em uma panela com água e sal para cozinhar por aproximadamente quinze minutos. Escorra bem, coloque na assadeira com os legumes e misture para envolver a quinoa cozida com os legumes assados no azeite.
- Quarto passo: Prontinho, a sua receita de lombo de bacalhau com legumes e quinoa está perfeita. No momento de servir, coloque no prato um lombo, uma porção de quinoa com legumes assados e salpique com tomilho fresco picado. Bom apetite!
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau ao Forno com Batata e Couve Manteiga
- Escondidinho de Bacalhau Gratinado no Forno
- Receita de Mil Folhas de Bacalhau com Batatas
Lombo de Bacalhau com Legumes e Quinoa: dicas.
Comprar os lombos de bacalhau já dessalgados é uma excelente alternativa para a preparação desta receita, contudo, se isso não for possível, você poderá utilizar o bacalhau seco mesmo, mas será preciso fazer o dessalgue do peixe com a devida antecedência.
E o primeiro passo para isso é lavar os lombos em água corrente (torneira da pia) para eliminar o excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Em seguida, utilize um recipiente de tamanho apropriado para acondicionar o peixe, jogue água até cobrir e leve à geladeira para ficar de molho por vinte e quatro horas, lembrando de fazer a troca da água de três a quatro vezes nesse período.