A receita de bacalhau com creme de palmito resulta em um prato muito simples de ser preparado, mas de sabor inigualável. O tempo total de preparação não passa de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de quatro porções. Vamos ao passo a passo.
Receita de Bacalhau com Creme de Palmito.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau com creme de palmito, você irá precisar de:
1 quilo de lombo de bacalhau;
1 vidro de palmito em conserva cortado em rodelas;
Preparando a receita de bacalhau com creme de palmito.
Primeiro passo: Coloque os bacalhau e as folhas de louro em uma panela com bastante água e deixe ferver por cinco minutos após levantar fervura. Em seguida, escorra e corte os lombos ao meio, descartando a espinha central.
Segundo passo: Coloque duas colheres de azeite e 1 colher de manteiga para esquentar em uma frigideira e sele os lombos de bacalhau, deixando grelhar por dois minutos de cada lado. Retire da frigideira e reserve.
Terceiro passo: Na mesma frigideira, adicione mais uma colher de manteiga e refogue as rodelas de alho-poró por dois minutos. Deixe reservado.
Quarto passo: Em outra panela, coloque duas colheres de manteiga para derreter e adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo por uns dois minutos.
Quinto passo: Comece, então, a acrescentar o leite aos poucos, não esquecendo de sempre mexer a cada etapa. Agora, junte o creme de leite, tempere com pimenta-do-reino a gosto, um pouquinho de sal e misture bem.
Sexto passo: Mantenha em fogo brando, sem parar de mexer. Logo que iniciar a fervura, é hora de juntar o palmito cortado em rodelas e metade do refogado de alho-poró que está reservado. Espere cozinhar por mais uns três minutos, salpique com salsa picadinha e desligue o fogo.
Sétimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau com creme de palmito está perfeita. Quando chegar o momento de servir, regue os lombos de bacalhau com a outra metade do refogado de alho-poró e ao lado, disponha o creme de palmito. Arroz branco soltinho feito na hora e salada verde são ótimas opções de acompanhamento da iguaria.
Procure dessalgar o bacalhau com a antecedência necessária, uma vez que o processo é bastante demorado. Para tanto, coloque os lombos em uma vasilha, jogue água até cobrir e leve à geladeira, deixando lá por vinte e quatro horas, lembrando de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
Caso prefira, poderá substituir o palmito em conserva por palmito pupunha in natura, facilmente encontrado em feiras livres.