Preparando a Receita de Cuscuz de Bacalhau e Pupunha.
Primeiro passo: Inicialmente, separe um pouco dos ingredientes a gosto para decorar o fundo da forma.
Segundo passo: Utilize uma panela de tamanho adequado, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.
Terceiro passo: Agora, acrescente os tomates picados e deixe refogando mais um pouco até desmanchar.
Quarto passo: Separe os ovos picados, a salsinha e a farinha de milho. A seguir, junte todos os demais ingredientes e deixe ferver.
Quinto passo: Quando iniciar a fervura, coloque a farinha de milho aos poucos e vá mexendo até soltar do fundo da panela. Se achar necessário, coloque mais farinha ou mais água, para obter uma massa homogênea, grossa e grudenta, mas que solte do fundo da panela.
Sexto passo: Coloque os ovos cozidos, a salsinha e veja se o sal está no ponto. Se necessário, acerte.
Sétimo passo: Pegue uma forma própria para pudim e coloque um pouco de azeite para untar.
Oitavo passo: Faça uma cama no fundo a forma com os ingredientes que ficaram reservados e coloque por cima a massa de cuscuz.
Se o bacalhau não for fresco, antes de utilizar é preciso dessalgar o peixe. Para tanto, comece lavando bem os pedaços em água corrente para tirar todo o excesso de sal. Depois, coloque em uma vasilha, despeje água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período.
A receita de cuscuz de bacalhau e pupunha é extremamente fácil e prática de ser preparada. O tempo total de preparação é bem rápido, não passando de quarenta minutos.
Os ingredientes desta receita cuscuz de bacalhau são suficientes servir bem seis pessoas (rende 6 porções generosas).
Se você não for profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que é muito bom.