Esta salada de feijão-fradinho com bacalhau é bem fácil e rápida de ser preparada, além de deliciosa. Tudo fica pronto em meia hora e serve satisfatoriamente até quatro pessoas. Vamos ao passo a passo.
Salada de feijão-fradinho com bacalhau.
Ingredientes.
Para a preparação da salada de feijão-fradinho com bacalhau, você irá precisar de:
- 500 gramas de feijão-fradinho cozido “al dente“;
- 500 gramas de bacalhau demolhado, escaldado e desfiado em lascas médias;
- 3 cebolas cortadas em rodelas finas;
- 3 tomates maduros, sem sementes e picados em cubos pequenos;
- 2 pimentões verdes cortados em tiras;
- 2 pimentões vermelhos cortados em tiras;
- 6 dentes de alho picados ou amassados;
- 100 ml de azeite de oliva;
- 100 gramas de azeitonas verdes sem caroços e picadas;
- 3 limões (suco);
- 1 maço de cebolinha verde picada;
- 1 pitada de manjericão desidratado;
- Orégano a gosto;
- Sal a gosto.
Dessalgando o bacalhau.
Antes de começar, é bom lembrar que o processo para dessalgar o bacalhau é bastante demorado e, portanto, deve ser realizado com a necessária antecedência para não atrapalhar seus planos na cozinha.
Comece lavando bem o peixe em água corrente (torneira da pia) para eliminar o excesso de sal. Em seguida, coloque os pedaços em uma tigela de tamanho apropriado, jogue água por cima até cobrir, leve à geladeira e deixe lá por vinte e quatro horas, tomando o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
O tempo de vinte e quatro horas para o bacalhau ficar de molho pode variar para mais ou para menos, de acordo com a expessura das postas ou lombo do peixe.
Preparando a salada de feijão-fradinho com bacalhau.
Primeiro passo: Utilize uma panela grande, coloque azeite de oliva para esquentar e refogue o alho e a cebola por três minutos. A seguir, junte também os pimentões para refogar por mais dois minutos.
Segundo passo: Agora, acrescente o bacalhau desfiado em lascas, o suco de limão, as azeitonas picadas, orégano a gosto, cheiro-verde a gosto e manjericão. Misture tudo muito bem e ajuste o sal, caso ache necessário.
Terceiro passo: Desligue o fogo e acrescente o feijão-fradinho já cozido. Misture bem e em seguida, junte também os tomates, mexendo cuidadosamente.
Quarto passo: Transfira a mistura para uma travessa de tamanho apropriado, regue com azeite de oliva a gosto e leve à mesa para servir.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau com batatas e grão-de-bico
- Bacalhau à moda espanhola especial
- Bacalhau com natas e batata doce