Esta receita de bacalhau de forno com legumes e azeite resulta em um daqueles pratos maravilhosos que você nunca mais esquece e fica sonhando com o dia de provar novamente. A iguaria é muito fácil e prática de ser preparada e não demora mais do que quarenta e cinco minutos para ficar pronta. Vamos ao passo a passo.
Bacalhau de forno com legumes e azeite.
Ingredientes.
- 800 gramas de lombos de bacalhau demolhado;
- Um maço de brócolis;
- ½ quilo de mandioquinha cortada em rodelas;
- 1 cenoura cortada em rodelas;
- 1 pimentão vermelho cortado em rodelas;
- 100 gramas de tomate-cereja;
- 1 xícara de azeite de oliva;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a agosto.
Preparando o bacalhau de forno com legumes e azeite.
- Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água fervente e deixe cozinhar pelo tempo de cinco minutos. Desligue o fogo, retire o bacalhau com a ajuda de uma escumadeira e reserve.
- Segundo passo: Na mesma panela com água do cozimento do bacalhau, coloque a mandioquinha, o brócolis e deixe cozinhar. Quando ficar al dente, desligue o fogo, escorra toda a água e reserve.
- Terceiro passo: Utilize uma forma refratária de tamanho apropriado e disponha os pedaços de lombo de bacalhau e ao redor, acondicione os legumes ((mandioquinha, brócolis, pimentão, cenoura e o tomate-cereja.
- Quarto passo: Faça uma mistura com o azeite de oliva, pimenta-do-reino e sal a gosto e jogue por cima.
- Quinto passo: Em seguida, cubra tudo com papel-alumínio e leve a forma refratária ao forno preaquecido a 180 graus pelo tempo aproximado de 30 minutos.
- Sexto passo: Prontinho, a receita de bacalhau de forno com legumes e azeite de oliva está perfeita. Agora, basta levar à mesa para servir quentinho. Arroz branco é uma excelente opção de acompanhamento do prato.
Mais receitas de bacalhau.
- Receita de Bacalhau à Vicentina tradicional
- Receita de bacalhau com camarão gratinado
- Ravioli de bacalhau com gema caipira
Bacalhau de forno com legumes e azeite: dicas.
- Para dessalgar o bacalhau, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
- Contudo, se você não for profissional ou não dispor de tempo para o demorado processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende às exigências da receita.