Esta receita de bolinho de macaxeira recheado com bacalhau é muito fácil e rápida de ser preparada. Além disso, o lanche é muito gostoso. Os ingredientes da receita são suficientes para seis porções e o tempo total de preparação não passa de uma hora.
Bolinho de macaxeira recheado com bacalhau
Ingredientes.
Para fazer o bolinho de macaxeira, você vai precisar de:
1 quilo de macaxeira (mandioca) cozida e passada no espremedor;
500 kg de bacalhau dessalgado, cozido por dez minutos e desfiado;
50 ml de azeite de oliva;
1 cebola grande picadinha;
3 dentes de alho amassados;
3 gemas de ovo;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 litro de óleo para fritar.
Preparando o bolinho de macaxeira recheado com bacalhau.
Primeiro passo: Em um recipiente de tamanho adequado, amasse bem a macaxeira juntamente com a manteiga e as gemas. Deixe reservado.
Segundo passo: Para o recheio, coloque uma panela no fogo para esquentar o azeite de oliva em fogo brando. Em seguida, jogue na panela os dentes de alho amassados, a cebola picada e deixe refogar pelo tempo de três minutos ou até a cebola ficar transparente.
Terceiro passo: Junte também o bacalhau dessalgado e desfiado. Deixe refogando por mais três minutos ou até que fique bem douradinho. Sempre mexendo.
Quarto passo: Por fim, acrescente o coentro e a cebolinha picados. Agora, enrole os bolinhos, moldando com as mãos e recheando com o refogado de bacalhau.
Quinto passo: Em uma panela funda, despeje o óleo e deixe esquentar bem. Comece a fritar os bolinhos, mas coloque poucas unidades de cada vez, para que não fiquem encharcados de óleo.
Sexto passo: Quando ficarem douradinhos, retire os bolinhos com o auxílio de uma escumadeira e disponha em um recipiente forrado com papel toalha, para tirar o excesso de óleo.
Sétimo passo: Pontinho, a sua receita de bolinho de macaxeira recheado com bacalhau está perfeita. Agora é só servir quentinho.
Bolinho de macaxeira recheado com bacalhau: dicas.
Para dessalgar o bacalhau, coloque em uma vasilha com água e deixe de molho de um dia para o outro, trocando a água de duas a três vezes.
Para desfiar, coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.