A receita de lombo de bacalhau com queijo e brócolis resulta em um prato delicioso, muito fácil de ser preparado e com excelente apresentação. O tempo para ficar tudo pronto para ir à mesa gira em torno de cinquenta minutos. Vamos conferir o passo a passo.
Lombo de bacalhau com queijo e brócolis.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de lombo de bacalhau com queijo e brócolis, você vai precisar de:
- 100 ml de azeite de oliva;
- 300 gramas de bacalhau demolhado (lombo);
- 1 cebola grande cortada em rodelas médias;
- 100 ml de vinho branco seco;
- 3 batatas de tamanho grande cortadas em rodelas;
- 200 gramas de queijo parmesão ou mussarela ralado;
- 2 maços de brócolis.
Preparando o Lombo de bacalhau com queijo e brócolis.
- Primeiro passo: Comece montando o prato em um refratário de tamanho apropriado. Para isso, unte com azeite de oliva, disponha as camadas de bacalhau desfiado em lascas, de cebola em rodelas e de batatas. Regue com o vinho branco e com azeite de oliva.
- Segundo passo: Coloque a forma refratária no forno preaquecido a 180ºC pelo tempo de vinte e cinco minutos ou até que as batatas estejam bem cozidas e macias.
- Terceiro passo: Retire o refratário, distribua o queijo ralado por cima e volte ao forno por mais dez minutos ou até o queijo derreter completamente.
- Quarto passo: Em outra panela com água e sal, coloque os brócolis para cozinhar por cinco minutos após levantar fervura.
- Quinto passo: Após, escorra toda a água e sirva o vegetal junto com o bacalhau.
Mais receitas de bacalhau.
- Empadão de bacalhau com palmito
- Torta de bacalhau com pimentão e azeitona
- Bacalhau com batatas e espinafre
Lombo de bacalhau com queijo e brócolis: dicas.
- Para demolhar o lombo de bacalhau, coloque os pedaços do peixe em uma tigela de tamanho adequado, jogue água por cima até cobrir e leve à geladeira, deixando lá de um dia para o outro. Troque a água três vezes nesse período.
- A receita é muito saudável, afinal, o bacalhau é um alimento leve, com grande concentração do ácido graxo ômega 3, rico em proteínas, pobre em gorduras e calorias, e o seu consumo traz diversos benefícios ao organismo, entre eles, o controle dos níveis de colesterol.