Receita de Bacalhau ao Solimões – Delícia com Ingredientes Exóticos
Esta receita de bacalhau ao Solimões é maravilhosa e bem diferente das receitas mais tradicionais, em vista da utilização simultânea de ingredientes como a polpa de cupuaçu, palmito pupunha e aipim. Vamos conhecer esse prato exótico.
Primeiro passo: Depois de dessalgado, limpe bem o bacalhau, retirando a pele e espinhas. Reserve.
Segundo passo: Em uma panela de tamanho apropriado, coloque a polpa do cupuaçu, a água, o açúcar, o gengibre, o vinagre de maçã, o sal e leve ao fogo baixo por aproximadamente vinte minutos ou até a mistura ficar homogênea, em ponto de geleia. Deixe reservado.
Terceiro passo: Coloque a manteiga em uma frigideira e acrescente os pedaços de palmito pupunha para dourar. Deixe reservado.
Quarto passo: Agora é a hora de dourar o bacalhau. Para tanto, em uma panela de tamanho adequado, coloque o azeite para aquecer, junte a cebola e o alho para refogar e junte os pedaços ou postas de bacalhau para dourar.
Quinto passo: Quando o bacalhau estiver levemente dourado, coloque a metade do leite de coco e deixe cozinhando por aproximadamente cinco minutos. Passado esse tempo, acrescente a salsinha e o coentro. Deixe reservado.
Sexto passo: Coloque o aipim cru no copo de liquidificador e bata com o leite e o restante do leite de coco.
Sétimo passo: Coloque a mistura em uma panela, acrescente o queijo catupiry e leve ao fogo para engrossar.
Oitavo passo: Para a montagem, arrume o bacalhau em uma forma refratária, colocando por cima uma camada fina de geleia. A seguir, acrescente a metade do palmito, cobrir com a mistura de aipim e com o palmito restante.
Nono passo: Para finalizar, coloque por cima a mistura de farinha de rosca, alho, queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180°C por quinze minutos ou até gratinar.
Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau ao Solimões está perfeita. Retire do forno e leve à mesa para servir com o restante da geleia à parte.
Antes de colocar o bacalhau tipo saithe de molho para dessalgar, a dica é começar lavando bem o peixe em água corrente para tirar o excesso de sal. Logo em seguida, colocar o pescado em uma tigela, cobrir com água e levar à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, tendo o cuidado de trocar a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
A Receita de Bacalhau ao Solimões é um pouco mais elaborada e o tempo total de preparação fica em torno de uma hora e vinte minutos. Contudo, a receita é muito fácil e prática de ser feita e o resultado final (aroma e sabor) compensa o trabalho extra.
Os ingredientes desta receita de bacalhau são suficientes para deixar satisfeitas até seis pessoas adultas (rende 6 porções generosas).
Como acompanhamento desse maravilhoso prato, o arroz branco é uma das melhores opções.