Esta receita de salada crocante de bacalhau com azeitonas pretas é deliciosa e de preparação muito prática e rápida. O tempo necessário para ficar pronta gira em torno de quarenta minutos e o rendimento é de seis porções. Vamos ao passo a passo.
Salada Crocante de Bacalhau com Azeitonas Pretas.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de salada crocante de bacalhau com azeitonas pretas, você vai precisar de:
- 300 gramas de bacalhau dessalgado;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 3 ovos;
- 50 gramas de tomate seco picado;
- Tempero de peixe (1 sachê ou tablete);
- Salsa picada a gosto;
- 100 gramas de uva passa;
- 100 gramas de batata palha;
- 50 gramas de azeitonas pretas picadas;
- 3 colheres de azeite.
Preparando a salada crocante de bacalhau com azeitonas.
- Primeiro passo: Coloque 3 colheres de azeite para aquecer em uma frigideira e refogue a cebola e o dentes de alho picados por três minutos ou até dourar.
- Segundo passo: Em seguida, adicione o bacalhau, o tempero de peixe, a salsa picada e espere refogar por mais três ou quatro minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
- Terceiro passo: Agora, bata as claras em neve, e logo em seguida, junte as gemas, uma de cada vez, misturando delicadamente. Bata tudo por mais três minutos e reserve.
- Quarto passo: Volte o refogado de bacalhau ao fogo e acrescente os ovos batidos aos poucos, mexendo de vez em quando até que o bacalhau fique sequinho.
- Quinto passo: Desligue o fogo e junte também o tomate seco picado, a azeitona preta picada, a uva passa e a batata palha. Com uma colher grande, envolva os ingredientes para que fiquem bem incorporados.
- Sexto passo: Prontinho, a salada crocante de bacalhau com azeitonas pretas e tomate seco está perfeita. Transfira tudo para um recipiente ou travessa de tamanho adequado e leve à mesa para servir.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau Refogado com Polenta e Vinho Branco
- Bacalhau Gratinado com Purê de Aipim
- Espaguete com Lascas de Bacalhau
Salada crocante de bacalhau com azeitonas pretas: dicas.
- Nunca é demais lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é bastante demorado, portanto deve ser feito na véspera ou com a antecedência necessária. Para tanto, coloque o peixe em um recipiente, jogue água até cobrir e deixe na geladeira de um dia para o outro, trocando a água três vezes nesse período.
- Contudo, se você não for nenhum profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende bem as exigências da receita.