Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa
Receitas

Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa

O Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa é uma das receitas mais tradicionais e populares da cozinha portuguesa. Esta receita é fácil de fazer e o tempo de cozimento é de cerca de quarenta e cinco minutos, sem contar o tempo de dessalinização. Esses ingredientes são suficientes para fazer seis porções fartas, então vamos logo conferir o passo a passo.

Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa

Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa.

Ingredientes.

Para a preparação da receita de bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa, você irá precisar de:

  • 1 quilo de bacalhau demolhado;
  • 1 quilo de batatas;
  • 1 pimentão vermelho fatiado;
  • 2 cebolas em fatias;
  • 2 dentes de alho laminados;
  • 2 folhas de louro;
  • 4 ovos cozidos;
  • Azeitonas pretas a gosto;
  • Salsinha picada a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Sal a gosto.

Preparando o bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa.

  1. Primeiro passo: Leve ao fogo uma panela com água, deixe ferver e escalde o bacalhau demolhado durante cinco minutos.
  2. Segundo passo: Depois, retire o bacalhau da água com uma escumadeira, deixe esfriar um pouco, limpe retirando a pele, bem como as espinhas, e desfie em lascas médias. Reserve.
  3. Terceiro passo: Na mesma água usada para escaldar o bacalhau, acrescente as batatas para cozinhar pelo tempo aproximado de quinze minutos ou até que fiquem al dente.
  4. Quarto passo: Decorrido o tempo, retire as batatas, deixe arrefecer um pouco, descasque e corte em rodelas grossas. Deixe reservado.
  5. Quinto passo: Em uma outra panela de bom tamanho, aqueça um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola fatiada, os dentes de alho, o louro e as fatias de pimentão por mais ou menos três minutos, sempre mexendo.
  6. Sexto passo: Acrescente agora o bacalhau, misture com cautela para incorporar os ingredientes e deixe fritar por mais alguns minutos.
  7. Sétimo passo: Agora junte as rodelas de batatas cozidas, salsa a gosto e misture mais um pouco, envolvendo os ingredientes.
  8. Oitavo passo: Coloque tudo em uma travessa de tamanho apropriado, faça a decoração com os ovos cozidos cortados em rodelas e azeitonas pretas e, prontinho, a sua receita de Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa está perfeita.
  9. Nono passo: Para finalizar, salpique mais um pouco com salsa picada e leve à mesa para servir acompanhado de arroz branco soltinho e feito na hora.

Bacalhau à Gomes de Sá Clássico Perfeito

Mais receitas de bacalhau.

Bacalhau à Gomes de Sá de Páscoa: dicas.

Dessalgue o bacalhau com antecedência. Para fazer isso, comece lavando o peixe em água corrente para tirar o excesso de sal que vem com o bacalhau seco. Em seguida, coloque tudo em uma tigela, cubra com água, coloque na geladeira e deixe por vinte e quatro horas, não esquecendo de trocar a água três ou quatro vezes nesse período.

Confira essa também: Receita de Bacalhau à Brás.