A receita de bacalhau à Narcisa resulta em um prato maravilhoso e de fácil preparação. Tudo fica prontinho no tempo aproximado de quarenta e cinco minutos e os ingredientes são suficientes para atender bem até quatro convidados.
Bacalhau à Narcisa Receita Original.
A iguaria teve sua origem no tradicional restaurante Bacalhau à Narcisa, então sediado em Braga, cidade histórica localizada ao Norte de Portugal. O local ficou conhecido a nível nacional por possuir um ambiente de tasca, onde era servido o tradicional prato de mesmo nome.
Ingredientes.
Para a preparação do bacalhau à Narcisa, você irá precisar de:
- 1 quilo de bacalhau dessalgado;
- 800 gramas de batatas;
- 2 cebolas cortadas em rodelas;
- 2 folhas de louro;
- 2 cravos-da-índia;
- Azeite de oliva;
- Colorau a gosto.
Preparando o bacalhau à Narcisa.
- Primeiro passo: Coloque os pedaços de bacalhau para cozinhar em uma panela com água por cinco minutos após levantar fervura. Passado o tempo, retire o bacalhau do fogo, escorra e reserve.
- Segundo passo: Lave bem e descasque as batatas. Após, corte em rodelas finas.
- Terceiro passo: Coloque azeite para esquentar em uma panela apropriada e frite as batatas até que fiquem bem douradinhas. Retire as batatas e deixe escorrer em um recipiente forrado com papel toalha para eliminar o excesso de azeite. Reserve.
- Quarto passo: Na mesma panela da fritura das batatas, frite também por quatro minutos as postas de bacalhau. Em seguida, vire as postas do peixe e deixe fritar por mais quatro minutos do outro lado. Com o auxílio de uma escumadeira, retire o bacalhau do azeite e reserve.
- Quinto passo: Ainda na mesma panela com azeite, refogue as cebolas cortadas em rodelas e as folhas de louro. Acrescente também uma colher de colorau e dois cravos-da-índia inteiros. Espere refogar por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo.
- Sexto passo: Utilize uma travessa ou refratário de tamanho adequado para fazer a montagem do prato. Inicialmente, distribua no fundo as postas de bacalhau. Por cima do peixe, coloque o refogado de cebola e acomode ao redor as rodelas de batatas fritas.
- Sétimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau à Narcisa está perfeita. Agora regue com azeite de oliva a gosto e sirva.
Mais receitas de bacalhau.
- Bobó de Bacalhau com Mandioca e Dendê
- Espaguete com Lascas de Bacalhau e Tomate
- Receita de Caldeirada de Bacalhau Tradicional
Bacalhau à Narcisa: dicas.
Se o bacalhau que será utilizado não for do tipo fresco ou dessalgado, será necessário dessalgar o peixe com a antecedência necessária, uma vez que o processo é bastante demorado. Para isso, comece lavando as postas em água corrente (torneira da pia) para tirar todo aquele excesso de sal que acompanha o bacalhau seco. Em seguida, coloque os pedaços em um recipiente de tamanho apropriado, jogue água até cobrir e leve à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, lembrando de fazer a troca da água a cada quatro horas.