Esta receita de mil-folhas de pupunha com bacalhau resulta em um prato diferente, exótico e delicoso. Tudo fica prontinho para ir à mesa em aproximadamente quarenta e cinco minutos e o rendimento é de dez porções. Vamos ao passo a passo.
Mil-folhas de pupunha com bacalhau.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de mil-folhas de pupunha, você irá precisar de:
- 1 quilo de palmito pupunha fatiado fino;
- 1 quilo de bacalhau demolhado e desfiado;
- 1 maço de folhas de sálvia;
- 1 xícara de manteiga;
- 2 cebola roxa picadinhas;
- 1 pimentão amarelo picado;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 1 ramo de salsinha picada;
- 2 colheres de alcaparra em conserva picada;
- 100 gramas de azeitona preta sem carço e picadinha;
- ½ xícara de tomate seco picado;
- 100 ml de azeite de oliva.
Preparando a receita de mil-folhas de pupunha com bacalhau.
- Primeiro passo: Faça a divisão do palmito em porções de dez fatias e coloque-as lado a lado em uma assadeira. Tempere com sal e deixe reservado.
- Segundo passo: Em uma frigideira de tamanho apropriado, coloque a manteiga para derreter em fogo brando e frite as folhas de sálvia.
- Terceiro passo: Descarte a espuma formada com o auxílio de uma escumadeira e regue as porções do palmito pupunha com um pouco da manteiga temperada. O restante deixe reservado para a finalização da receita.
- Quarto passo: Coloque papel aluminio para cobrir a assadeira e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente trinta minutos. Passado o tempo, retire do forno e deixe reservado.
- Quinto passo: Coloque outra frigdeira com azeite em fogo brando e refogue a cebola por quatro minutos ou até ficar transparente.
- Sexto passo: A seguir, junte também os pimentões picados e deixe refogando por mais três minutos.
- Sétimo passo: Agora, acrescente o bacalhau desfiado e deixe refogando por mais cinco minutos. Salpique com a cebolinha verde picada e deixe reservado.
- Oitavo passo: Para a preparação da tapenade, em uma vasilha faça a mistura da alcaparra, azeitona preta picada, tomate seco picado, azeite de oliva e deixe reservado.
- Nono passo: Ainda na assadeira, faça a montagem da mil-folhas, alternando fatias de pupunha com o bacalhau e a tapenade, até usar todos os ingredientes e finalize regando com o restante da manteiga de sálvia que estava reservada.
- Décimo passo: Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180ºC por vinte minutos.
- Décimo primeiro passo: Prontinho, a sua receita de mil-folhas de pupunha com bacalhau está perfeita. Agora é só retirar do forno e levar á mesa para servir. O rendimento é de dez porções e a demora gira em torno de 45 minutos.
Mais receitas de bacalhau.
- Recheio de bacalhau com requeijão para pastel
- Receita de bolo de bacalhau com camarão
- Receita de bacalhau com nata