A receita de bacalhau à Gomes de Sá clássico é uma das mais tradicionais e apreciadas da culinária portuguesa. A simplicidade dos ingredientes e facilidade de preparação são os grandes diferenciais na elaboração do prato. A iguaria é uma ótima opção para aquele almoço familiar, com a certeza de que irá agradar a todos, tanto crianças como adultos.
Bacalhau à Gomes de Sá Clássico Perfeito.
Os ingredientes da receita são suficientes para atender bem até seis convidados e tudo fica prontinho para servir em apenas uma hora. Vamos ao passo a passo.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhau à Gomes de Sá clássico, você irá precisar de:
- 1 quilo de bacalhau em postas dessalgado;
- 1 quilo de batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas;
- 2 folhas de louro;
- 4 ovos cozidos e cortados em quatro partes;
- 4 dentes alho amassados;
- 2 cebolas grandes picadas;
- Azeitonas pretas a gosto;
- Salsinha picada a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite de oliva a gosto;
- Sal a gosto.
Preparando o bacalhau à Gomes de Sá Clássico.
- Primeiro passo: Coloque as postas do bacalhau dessalgado em uma panela com água e deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura.
- Segundo passo: Retire as postas de bacalhau da panela com o auxílio de uma escumadeira, espere esfriar um pouco, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e separe em lascas menores. Deixe reservadas.
- Terceiro passo: Na mesma água de cozimento do bacalhau, coloque as rodelas de batatas e deixe cozinhar por dez minutos ou até que fiquem macias, mas ainda bem firmes. Retire e reserve. Reserve também 250 ml da água do cozimento.
- Quarto passo: Despeje um pouco de azeite em uma panela apropriada para refogar a cebola, os dentes de alho amassados e as folhas de louro por três minutos ou até a cebola ficar levemente dourada.
- Quinto passo: Agora, adicione as batatas, regue com mais um pouco de azeite e junte 250 ml da água retirada do cozimento do bacalhau.
- Sexto passo: Acrescente também o bacalhau desfiado em lascas, polvilhe com salsa picada a gosto, tempere com pimenta-do-reino e confira o sal, fazendo o ajuste que achar necessário. Misture tudo, mas com cautela.
- Sétimo passo: Tampe a panela e espere cozinhar por mais uns três ou quatro minutos.
- Oitavo passo: Transfira tudo para um refratário de tamanho adequado, regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno preaquecido a 180°C pelo tempo de quinze a vinte minutos.
- Nono passo: Retire a assadeira refratária do forno, faça a decoração com azeitonas pretas a gosto e com os ovos cozidos cortados em quatro.
- Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau à Gomes de Sá clássico está perfeita. Polvilhe com mais um pouco de salsa picada e leve à mesa para servir em seguida.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau Refogado com Polenta e Vinho Branco
- Bacalhau em Cassoulet – Receita de Bacalhau para a Ceia de Natal
- Lombo de Bacalhau de Forno ao Leite – Receita de Bacalhau ao Forno
Bacalhau à Gomes de Sá Clássico Perfeito: dicas.
O bacalhau deve ser dessalgado com antecedência, uma vez que o processo é bastante demorado. Para isso, coloque o peixe em um recipiente, jogue água até cobrir e deixe de molho na geladeira por vinte e quatro horas, trocando a água pelo menos três vezes nesse período.