Esta receita de bacalhoada portuguesa de Páscoa é maravilhosa, com sabor e aroma inesquecíveis e muito fácil de ser preparada. Tudo fica pronto para servir em apenas quarenta e cinco minutos e o rendimento é de seis porções. Vamos conferir o passo a passo.
Bacalhoada Portuguesa de Páscoa.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de bacalhoada portuguesa de Páscoa, você vai precisar de:
- 1 quilo de bacalhau demolhado;
- 500 gramas de batatas cozidas e cortadas em pedaços;
- 1 vidro de palmito picado;
- 50 gramas de azeitonas sem caroço;
- 1 dúzia de ovos de codorna cozidos;
- 1 potinho de requeijão cremoso;
- 200 gramas de creme de leite;
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras;
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras;
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas;
- Cheiro verde a gosto;
- Azeite de oliva a gosto.
Preparando a bacalhoada portuguesa de Páscoa.
- Primeiro passo: Coloque o bacalhau em uma panela com água, jogue água até cobrir e deixe escaldar por cinco minutos após a fervura levantar.
- Segundo passo: Retire o bacalhau, espere esfriar alguns minutos, limpe fazendo o descarte de pele e espinhas e separe em lascas. Reserve.
- Terceiro passo: Na mesma água de cozimento do bacalhau, cozinhe as batatas por dez minutos ou até que fiquem ao dente. Ao final, descasque, corte em pedaços e reserve.
- Quarto passo: Coloque azeite para esquentar em uma panela e refogue a cebola e os pimentões por três minutos. Após, junte também o bacalhau e deixe fritar mais cinco minutos. Desligue o fogo e deixe reservado.
- Quinto passo: Unte um refratário grande com azeite de oliva e disponha as batatas e cubra com o refogado de bacalhau, acomodando e ajeitando com uma colher ou espátula.
- Sexto passo: Em seguida, faça uma camada com o creme de leite e cheiro verde picado a gosto.
- Sétimo passo: Continua fazendo camadas com palmito picado, com azeitonas e com os ovos de codorna cozidos.
- Oitavo passo: Cubra tudo com o requeijão e leve o refratário ao forno preaquecido a 180ºC pelo tempo aproximado de vinte minutos.
- Décimo passo: Prontinho, a sua receita de bacalhoada portuguesa de Páscoa está perfeita. Agora é só retirar do forno e servir com um delicioso arroz branco soltinho feito na hora e uma salada verde da sua preferência.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau com Cogumelos e Amêndoas Fatiadas
- Bacalhau com Couve à Moda de Portugal Original e Delicioso
- Bacalhau com Brócolis e Cebola Caramelizada
Bacalhoada Portuguesa de Páscoa: dicas.
Dessalgue o bacalhau com a antecedência necessária. Para isso, comece lavando as postas na torneira da pia para eliminar o excesso de sal que vem com o bacalhau seco. Após, acondicione o peixe em um recipiente, despeje água até cobrir e deixe na geladeira por vinte e quatro horas, lembrando de fazer a troca da água de três a quatro vezes nesse tempo.