Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico
Receitas

Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico

O bacalhau com refogado de grão-de-bico é uma receita deliciosa e tradicional da culinária portuguesa. O bacalhau é um dos peixes mais apreciados e consumidos em Portugal, e combinado com o grão-de-bico resulta em um prato bastante nutritivo e saboroso.

Nesta receita, o bacalhau é previamente dessalgado e depois cozido juntamente com um refogado de grão-de-bico, cebola, alho, tomate e outros temperos. O resultado é um prato suculento e aromático, ideal para ser acompanhado por um bom vinho português.

Com este prato, você pode impressionar seus amigos e familiares em um almoço ou jantar especial, ou simplesmente desfrutar de uma refeição deliciosa e reconfortante em um dia comum. Siga o passo a passo da receita e bom apetite.

Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico

Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico.

Ingredientes.

Para a preparação da receita de bacalhau com refogado de grão-de-bico, você vai precisar de:

  • 800 gramas de bacalhau em postas dessalgado;
  • 200 gramas de grão-de-bico;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • 10 unidades de cebola-pérola;
  • 1 sachê ou tablete de tempero para peixes;
  • 30 gramas de pimenta biquinho;
  • Azeitonas verdes sem caroço a gosto;
  • 1 dúzia de ovos de codorna cozidos e cortados ao meio.

Preparando o bacalhau com refogado de grão-de-bico.

  1. Primeiro passo: Coloque as postas de bacalhau em uma panela grande, jogue água até cobrir e deixe escaldar por cinco minutos após a fervura levantar.
  2. Segundo passo: Retire as postas com o auxílio de uma escumadeira, deixe arrefecer alguns minutos, limpe e descarte pele e espinhas e deixe reservado.
  3. Terceiro passo: Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, acrescente dois litros de água e deixe cozinhar por dez minutos após pegar pressão.
  4. Quarto passo: Passado o tempo, tire a pressão da panela com a devida cautela, escorra e deixe o grão-de-bico reservado.
  5. Quinto passo: Em uma panela apropriada, coloque um pouco de azeite para aquecer, junte as cebolas, o grão-de-bico, o tablete de tempero para peixes e espere refogar por cinco minutos, mexendo de vez em quando.
  6. Sexto passo: Em seguida, acrescente também a pimenta biquinho e as azeitonas sem caroço e misture bem para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
  7. Sétimo passo: Agora, desligue o fogo, junte os ovos de codorna, mexa delicadamente e deixe reservado.
  8. Oitavo passo: Coloque um pouco de azeite em uma frigideira de tamanho adequado e doure as postas de bacalhau por cinco minutos. Vire as postas e deixe dourar por mais cinco minutos do outro lado.
  9. Nono passo: Prontinho, a sua receita de bacalhau com refogado de grão-de-bico está perfeita. Para a montagem, disponha as postas de bacalhau douradas em uma travessa apropriada juntamente com o refogado de grão-de-bico e leve à mesa para servir em seguida. Bom apetite!

Mais receitas de bacalhau.

Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico: dicas.

Dessalgue bem o bacalhau: O bacalhau é um peixe salgado, por isso é importante fazer o dessalgue corretamente antes de preparar a receita. Coloque o bacalhau em uma tigela com água fria e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água várias vezes.

Escolha um bom grão-de-bico: O grão-de-bico é um ingrediente importante nesta receita, portanto, escolha um produto de qualidade. Você pode usar grão-de-bico enlatado, mas se preferir cozinhar o seu próprio grão-de-bico, deixe de molho por pelo menos 8 horas antes de cozinhar.

Sirva com um bom vinho português: O Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico é uma receita tradicional portuguesa e é melhor apreciado com um bom vinho do país. Experimente um vinho branco seco ou tinto leve para acompanhar a refeição.

Fique por dentro.

Para ficar atualizado com nossas receitas, nos acompanhe no site e redes sociais. Os links estão abaixo:

Confira essa também: Bacalhau ao Molho Bechamel Para o Ano Novo.