Preparar a receita de bolinho de aipim recheado com bacalhau é muito fácil e o tempo para ficar tudo prontinho para servir é de aproximadamente uma hora. O petisco é delicioso e todos vão adorar, principalmente as crianças. Os ingredientes são suficientes para uma média de trinta bolinhos. Vamos ao passo a passo.
Bolinho de aipim recheado com bacalhau.
Ingredientes.
Para a preparação do bolinho de aipim recheado com bacalhau, você vai precisar de:
- 1 quilo de aipim cozido na água e sal;
- ½ quilo de bacalhau demolhado, cozido por dez minutos e desfiado;
- 50 ml de azeite de oliva;
- 1 cebola grande picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- 3 gemas;
- 1 colher de manteiga;
- Óleo para fritar os bolinhos.
- Cebolinha verde, coentro e/ou salsinha a gosto.
Preparando o bolinho de aipim recheado com bacalhau.
- Primeiro passo: Passe o aipim (ou mandioca) cozido no espremedor ou amasse com um garfo. Após, misture bem com a manteiga e as gemas de ovo, até formar uma massa homogênea e consistente. Deixe reservado.
- Segundo passo: Para a preparação do recheio do bolinho de bacalhau, coloque o azeite para esquentar em uma panela apropriada, jogue o alho e acebola e deixe refogar bem por uns quatro minutos.
- Terceiro passo: Passado o tempo, junte o bacalhau dessalgado e desfiado. Fique mexendo por mais uns cinco minutos ou até tudo ficar bem douradinho.
- Quarto passo: Por último, acrescente a cebolinha verde (coentro ou salsa). Molde os bolinhos com as mãos, recheando com um pouco do refogado de bacalhau.
- Quinto passo: Em uma panela funda, coloque o óleo para esquentar e frite os bolinhos até que fiquem bem douradinhos.
- Sexto passo: Retire os bolinhos com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorrer em uma vasilha forrada com papel toalha, para tirar o excesso de óleo e deixar os bolinhos bem sequinhos.
- Sétimo passo: Prontinho, a sua receita de bolinho de aipim recheado com bacalhau está perfeita. Agora é só levar à mesa para servir.
Mais receitas de bacalhau.
- Bacalhau com palmito ao creme de cebola
- Receita de bacalhau com couve refogada no azeite
- Bacalhau grelhado com arroz de brócolis
Bolinho de aipim recheado com bacalhau: dicas.
- Para tirar o sal do bacalhau (dessalgar), o melhor é acondicionar o peixe em uma tigela de tamanho apropriado, cobrir com água e levar à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período de tempo.
- Contudo, se você não for profissional ou não dispor de tempo para o processo de dessalga do bacalhau, procure comprar o dessalgado e congelado, que também é muito bom e atende às exigências da receita.
- Para desfiar, coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.