Essa receita de empadão de bacalhau cremoso com natas é simplesmente deliciosa, sendo uma excelente opção para incrementar a sua mesa durante aquele almoço especial da família no Domingo de Páscoa. Tudo fica pronto para servir no tempo aproximado de uma hora e dez minutos, e o rendimento é de seis porções. Vamos conferir o passo a passo.
Empadão de Bacalhau Cremoso com Natas.
Ingredientes.
Para a preparação da receita de empadão de bacalhau cremoso com natas, você irá precisar de:
- 800 gramas de bacalhau demolhado, escaldado por dez minutos e desfiado;
- 250 gramas de farinha de trigo;
- 200 gramas de manteiga;
- 50 ml de água;
- Azeite de oliva a gosto;
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 200 gramas de natas;
- Azeitonas pretas picadas a gosto;
- Salsa picada a gosto;
- 3 ovos cozidos picados grosseiramente;
- 1 ovo batido (para pincelar).
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a gosto.
Preparando o empadão de bacalhau cremoso com natas.
- Primeiro passo: Coloque o bacalhau já demolhado em uma panela com água e leve ao fogo para escaldar por dez minutos depois que levantar a fervura. A seguir, escorra, deixe arrefecer alguns minutos, limpe descartando pele e espinhas e desfie. Reserve.
- Segundo passo: Para iniciar a preparação da massa do empadão, coloque a manteiga, a farinha de trigo e uma pitada de sal em um recipiente apropriado e misture bem com as mãos até formar uma farofa. Despeje 50 ml de água (faça isso aos poucos) e continue amassando até ficar com a liga que você deseja. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de água. Deixe essa massa descansar por uma hora na geladeira.
- Terceiro passo: Enquanto isso, coloque azeite para esquentar em uma panela apropriada e refogue a cebola e o alho por uns três minutos ou até a cebola ficar levemente dourada. Adicione agora o bacalhau desfiado e deixe fritar mais três minutos, mexendo de vez em quando.
- Quarto passo: Passado o tempo, junte também as natas, tempere com pimenta-do-reino e faça o ajuste do sal, se achar que precisa. Deixe no fogo por mais uns dez minutos ou até o molho reduzir.
- Quinto passo: Em seguida, desligue o fogo, acrescente as azeitonas pretas picadas, salsa picada a gosto e misture tudo muito bem para deixar todos os ingredientes bem incorporados. Reserve.
- Sexto passo: Retire da geladeira a massa que estava descansando, divida em duas partes, coloque sobre uma bancada com superfície lisa e abra com um rolo de macarrão.
- Sétimo passo: Utilize uma assadeira de fundo removível ou uma forma refratária e forre o fundo e as laterais com metade da massa.
- Oitavo passo: Coloque o recheio de bacalhau e os ovos cozidos picados no interior da forma, acomodando e ajeitando com o auxílio de uma colher, e ao final, cubra tudo com a outra metade da massa aberta, fechando bem as bordas. Finalize a montagem pincelando com o ovo batido.
- Nono passo: Coloque o refratário no forno preaquecido a 180ºC por mais ou menos quarenta e cinco minutos ou até que fique bem dourado.
- Décimo passo: Prontinho, a receita de empadão de bacalhau cremoso com natas está perfeita. Agora é só retirar do forno e levar à mesa para servir.
Mais receitas de bacalhau.
- Lascas de Bacalhau com Azeite Aromatizado
- Gratinado de Bacalhau com Requeijão e Batata
- Bolinho de Mandioca com Recheio de Bacalhau
Empadão de Bacalhau Cremoso com Natas: dicas.
- Se não conseguir comprar o bacalhau dessalgado, poderá fazer o empadão com o bacalhau seco mesmo, mas será preciso dessalgar o peixe com a devida antecedência. Confira AQUI como fazer o dessalgue do bacalhau da maneira correta.
- Para desfiar o bacalhau bem fininho, coloque as lascas cozidas, sem as espinhas, em um pano de prato bem limpo, cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando como se estivesse lavando roupa. Com isso, as lascas vão se esfiapando e ficam prontas para o bolinho.
Confira essa também: Receita de Bacalhau à Lagareiro.